Ler é um processo que vai além da leitura do texto impresso. Ler é compreender a intencionalidade do texto e o contexto em que foi escrito, o que direciona para a compreensão da língua escrita como forma de construção de significados do mundo e da realidade social e histórica.
A leitura inclui os conhecimentos que o estudante desenvolve na sua relação com o texto com os quais interage, o processo de relação entre a oralidade e escrita, as relações entre escrita e leitura, a conceituação de valores sonoros de correspondência fonográfica e de unidades linguísticas, como o conceito de palavra ou texto.
A internalização de convenções depende de seu uso na resolucação de situações do cotidiano. A compreensão e o uso de diferentes símbolos estão diretamente relacionados à necessidade de comunicação de pessoas e grupos. Dessa forma, para o desenvolvimento da capacidade representativa dos estudantes, algumas básicas devem ser feitas periodicamente em sala de aula:
– O que isto lembra?
– O que aquilo significa?
– Com poderíamos marcar ou registrar nossos combinados?
– Em quais situações sociais, cotidianas, tal marca tem seste ou aquele significado?
– Qual o símbolo mais apropriado para lembrarmos de tal idéia
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