Gostaria de saber se alguém conhece o tijolo ecológico, e quais as informações que me podem dar sobre o uso do mesmo,se é seguro,econômico, ou seja se vale a pena utilizar ,ou se é melhor continuar fazendo obra da maneira antiga.Agradecida
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
TIJOLO ECOLÓGICO OU bloco de terra comprimida (BTC) ou tijolo de solo-cimento é um tijolo composto por solo (areia argilosa), água, um pouco de cimento e comprimido em prensas mecânicas. Similar ao adobe, diferencia-se pela forma de produção e composição.
Os tijolos de solo-cimento em geral não requerem massa de assentamento, consomem menos ferro e concreto nas vergas, cintas e grautes e dispensam o uso de madeira, estribos e arame para construção de vigas e pilares para apoio da laje.
Uma das tecnologias construtivas ecológicas mais difundidas no Brasil, o BTC também é conhecido
como tijolo ecológico, devido ao reduzido uso de cimento e por dispensar a queima de tijolos.
A fabricação demanda de uma mão de obra grande, retirar terra, peneirar, misturar com cimento, fazer a massa, formatar os tijolos, secar e armazenar. O fundamental para este tijolo ficar bom é a qualidade da terra, não pode ser qquer terra, tem que ter uma quantidade x de argila e minérios, senão o tijolo fica fraco.
Olá.
Tijolos ecologicos são resistentes e valem a pena tanto para sua obra quanto para o planeta. A técnologia utilizada deve respeitr especificações que garantam sua firmeza. Caso identifique o fornecedor do tijolo, pesquise-o (busque notícias e sites juridicos da respectiva região). Você percebe a diferença na mão, e não na obra.
Tive o mesmo receio, então testei em pequenas construções (pequenas etapas, muros pequenos ou partes, etc) antes de aceitá-lo por completo.
Espero ter ajudado.