Olá pessoal, vou para a Irlanda no começo de 2011, vou estudar e trabalhar provavelmente por 1 ano, e como todo mundo tá acompanhando a Irlanda está passando por uma das piores crises da história.
Gostaria de saber informações, de quem entende, de como tá a situação de estrangeiros, se dificultou encontrar empregos temporários e se existe alguma previsão de melhora…
Obrigada
1.em meados dos anos 80, a Irlanda adotou um ‘padrão perene’ de ajuste fiscal, cercado de salvas & vivas da ortodoxia mundial;
2.um serviço à la carte foi providenciado na cozinha irlandesa para atender a freguesia do mercado: a anistia tributária veio junto com cortes de despesas e redução dos investimentos públicos em 1987;
3. 14 mil funcionários públicos foram demitidos ou aderiram a programas de demissão voluntária (isso numa população de 4 milhões de pessoas);
4.o ajuste iniciado em 87 veio para ficar. Até meados dos anos 2000, a Irlanda manteve-se fiel à santíssima trindade neoliberal: controle dos gastos públicos, teto no reajuste dos salários públicos (taxa máxima de 2,5% ao ano entre 1988 e 1990) e incentivos ‘amigáveis’ aos mercados (leia-se, desonerações e vale-tudo);
5.o arrocho fiscal produziu, naturalmente, uma redução substantiva da dívida interna derrubando a despesa com juros de modo a obter um permente superávit nominal (outro mantra dos neoliberais);
6. a supremacia dos mercados desregulados cavava, porém, vertedouros subterrâneos que corroíam as bases economicas do país. O foguetório de superfície permanecia: ‘o Tigre Celta’ crescia a taxas chinesas com macroeconomia de paraíso fiscal (nenhuma empresa pagava imposto acima de 12,5%) Quer coisa melhor que isso? Era o prato da hora.
7. o desfecho irlandês recomendaria maior prudencia na transposição de seus fundamentos aos ares tropicais. Os números indicam que o banquete redundou em um artordoante desarranjo gastrointestinal que transformou o ‘Tigre Celta’ numa espécie de Haiti financeiro. A saber:
a) a economia irlandesa degringola desde a explosão da bolha financeira em 2008: de lá para cá o país acumula uma queda de apreciáveis 11,6% do PIB , taxa que o coloca algumas cabeças à frente do que se poderia chamar de recessão. Depressão talvez seja um termo mais apropriado para a convalescência de sangue, suor e lágrimas que pode durar até 15 anos;
b) a Irlanda quebrou quando os fluxos de capitais deixaram de alimentar a ciranda doméstica ancorada em desonerações atraentes aos fundos especulativos, cuja maior obra foi a bolha a imobiliária, agora em estado terminal.
c) A ex-queridinha dos mercados desregulados atingiu um déficit fiscal 12% do PIB este ano e terá que reduzí-lo a 4% até 2014. O nome disso é arrocho.
d)os preços dos imóveis já perderam 50% do valor; a inadimplencia grassa junto com o desemprego, a fuga de capitais e o arrocho salarial. Há milhares de imóveis vazios e os bancos estão virtualmente falidos: para salvá-los, o país negocia um empréstimo de 100 bilhões de euros com o FMI, sujeito às condicionalidades conhecidas.
e) O que a frivolidade midiática esquece, porém, é que o ‘Tigre Celta’ quebrou, sobretudo, porque não dispunha mais de políticas públicas, de aparato público, de fôlego fiscal e, sobretudo, de ideologia do interesse público para contrastar a derrocada dos mercados especulativos com medidas anticíclicas em defesa do emprego e da sociedade.
f) O ajuste irlandês’ cantado em prosa e verso pelos bardos da mídia nativa havia reduzido o país a mera extensão dos mercados. Sem contrapesos institucionais soberanos, perdera a capacidade de reagir aos instintos suicidas aflorados em seu próprio metabolismo. A crise estava na essencia da Irlanda e a Irlanda se transformou na essencia da crise.
Espero ter ajudado!
ola, vim da Inglaterra esses dias, olha sem querer te desanimar mas ta muito dificil la mas nao so la na Europa inteiro da dificil, o bom é vc sair daki com alguma coisa ja certa. Outra coisa os salarios dos nativos ja deram uma congelda, para conter um pouco da crise e o banco central irlandes da dando dinheiro para banco privados nao quebrarem a população ta tirando o dinheiro dos bancos com medo de congelamento. bom a previsao de melhora e o banco central de la pega o emprestimo do FMI de 22 ou 202 bilhoes se nao me engano de euos para se manter instavel.
Olha se fosse viajar (ferias) te falava que compesava porque a crise ta alta e eles tem que abaixar os pacotes para que criem novos incentivos para os turistas. Mas Trabalhar ta meio dificil.
Espero ter correspondido o que pediu.