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Anônimo(a)

Alguém sabe quando foi inaugurado a primeira ferrovia no Ceará ?

Alguém sabe quando foi inaugurado a primeira ferrovia no Ceará ?

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4 Answers

  1. A primeira ferrovia do Ceará surgiu de um acordo assinado no dia 5 de março de 1870, entre o Senador Tomaz Pompeu de Souza Brasil (Senador Pompeu), o bacharel Gonçalo Batista Vieira (Barão de Aquiraz), o coronel Joaquim da Cunha Freire (Barão de Ibiapaba), o negociante inglês Henrique Brocklehurst e o engenheiro civil José Pompeu de Albuquerque Cavalcante. O objetivo era construir uma ferrovia ligando a Capital do estado até a Vila de Pacatuba, tendo um ramal até Maranguape. O empreendimento visava o escoamento da produção serrana para o porto de Fortaleza.

    A Companhia Cearense da Via-Férrea de Baturité foi constituída a 25 de julho de 1870, o contrato assinado para a construção foi assinado entre a Companhia e o Governo Provincial do Ceará. Após o contrato, passou a denominar-se “Estrada de ferro de Baturité”, pois, agora, tinha como ponto final à cidade de Baturité, produtora de café.
    A 1o de julho de 1873 foram assentados os primeiros trilhos do primeiro trecho, de 7,20 km, entregue ao tráfego em 14 de setembro de 1873, ligando Fortaleza e Parangaba, antiga Arronches. Apesar de a inauguração deste trecho só ter ocorrido em 29 de novembro de 1873 a estação central foi inaugurada em 30 de novembro de 1873, as estações de Mondubim e Maracanaú foram inauguradas em 14 de janeiro de 1875 e a de Pacatuba em 9 de janeiro de 1876. Devido a uma terrível seca que assolou o Estado, no período de 1877 a 1879, a situação financeira da Companhia não era boa impedindo a continuidade das obras.

    O Governo Imperial, através do Decreto no 6.918, de 1o de junho de 1878, encampou a Companhia da Estrada de Ferro de Baturité, assumindo a parte construída da ferrovia e os direitos da Companhia de prolongar a ferrovia até o município de Baturité e de lá até a região do Araripe.

    A EFB foi arrendada duas vezes. A primeira, em 1o de maio de 1898, quando a linha chegava a Quixadá, durou até 1910, quando teve o seu contrato rescindido e sendo, na época, arrendada para a firma South American Railway Constrution Company Limited, este novo arrendamento deveu-se ao pensamento de que uma companhia estrangeira, com capital e conhecimento na área ferroviária, faria que com os trilhos da EFB chegassem até o Araripe.

    Mas o que vimos foi uma administração precária, o que levou à rescisão do contrato com está firma estrangeira, em 25 de agosto de 1915, levando o Governo federal a assumir o controle desta Ferrovia.

    Fonte :http://www.cfn.com.br/historia.htm

  2. A Companhia Cearense da Via-Férrea de Baturité foi constituída a 25 de julho de 1870, o contrato assinado para a construção foi assinado entre a Companhia e o Governo Provincial do Ceará. Após o contrato, passou a denominar-se “Estrada de ferro de Baturité”, pois, agora, tinha como ponto final à cidade de Baturité, produtora de café.

  3. A primeira ferrovia do Ceará surgiu de um acordo assinado no dia 5 de março de 1870, entre o Senador Tomaz Pompeu de Souza Brasil (Senador Pompeu), o bacharel Gonçalo Batista Vieira (Barão de Aquiraz), o coronel Joaquim da Cunha Freire (Barão de Ibiapaba), o negociante inglês Henrique Brocklehurst e o engenheiro civil José Pompeu de Albuquerque Cavalcante. O objetivo era construir uma ferrovia ligando a Capital do estado até a Vila de Pacatuba, tendo um ramal até Maranguape.O empreendimento visava o escoamento da produção serrana para o porto de Fortaleza.

    abraço.

  4. A Estrada de ferro de Baturité foi a primeira ferrovia do Ceará. Iniciou a operação ferroviária em 1873 com o primeiro trecho de pouco mais de 7km entre a Estação Central, em Fortaleza e a localidade de Parangaba. Funcionou com esse nome até 1909

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