Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Alguém sabe se existia algum ramal de ligação da antiga Estrada de Ferro Sorocabana para a cidade de Itararé/S?

Alguém sabe se existia algum ramal de ligação da antiga Estrada de Ferro Sorocabana para a cidade de Itararé/S?

You must login to add an answer.

1 Answer

  1. EXISTIU SIM.

    HISTÓRICO DA LINHA

    O ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de Santo Antonio – hoje Iperó – em 1928, aproveitando as obras de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km.

    Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 90.

    Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí, Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias.

    A ESTAÇÃO

    A estação de Itararé foi inaugurada em 1909, como ponto terminal do ramal que levava seu nome. A primeira estação parece ter sido o que hoje é o armazém; o prédio atual teria sido entregue somente em 1912. A São Paulo-Rio Grande chegou em Itararé quase um ano antes da Sorocabana e o pátio dessa estação foi inaugurado em setembro de 1908. A estação de Itararé foi projetada pelo Engenheiro Ramos de Azevedo e construída pela São Paulo-Rio Grande. O edifício e o pátio da estação pertenceriam às duas ferrovias – Sorocabana e São Paulo-Rio Grande – que seriam como condôminos em partes iguais e as despesas com a aquisição de terrenos e construção da estação e dependências , bem como os serviços em comum, foram custeados em partes iguais pelas duas empresas. Todas as outras construções fora da esplanada, como os abrigos para as locomotivas, carros, triângulos de reversão e outros foram construídos fora da esplanada, de onde se entende que cada ferrovia construiu os seus (Comissão dos Prolongamentos e Desenvolvimentos da Estrada de Ferro Sorocabana. Como em Itararé também chegavam os trilhos da estrada de ferro que vinha do Paraná, na prática Itararé era o ponto de baldeação da Sorocabana com os trens da estrada de ferro que ligava São Paulo a Ponta Grossa e Curitiba, da então Viação Férrea Paraná-Santa Catarina. Em 1944, cogitava-se construir um ramal ligando a estação à cidade paranaense de Wenceslau Braz, para encurtar o trecho no sentido de se transportar o carvão dessa estação para a Sorocabana na ponta do ramal de Itararé e depois até São Paulo.

Related Questions