1 – Um avião decola e segue, inicialmente, uma trajetória de ascensão retilínea por 3km,formando um ângulo de 30º com a horizontal. Se a força gravitacional realizou um trabalho de -1,5×10^8 J, quanto vale a massa do avião, em toneladas?
2 – Um pêndulo é constituído de uma esfera de massa 2,0 kg, presa a um fio de massa desprezível e comprimento 2,0 m, que pende do teto conforme figura a seguir. O pêndulo oscila formando um ângulo máximo de 60° com a vertical. Nessas condições, qual é o trabalho realizado pela força de tração, que o fio exerce sobre a esfera, entre a posição mais baixa e mais alta, em joules?
3 – Um objeto de massa igual a 2,0 kg, inicialmente em repouso, percorre uma distância igual a 8,0 m em uma superfície horizontal sem atrito, sob a ação de uma força constante, também horizontal, igual a 4,0 N. Qual é a variação da energia cinética do objeto?
4 – Uma força de 3,0 N e outra de 4,0 N são aplicadas simultaneamente em um objeto de 2,5 kg, inicialmente em repouso. As duas forças formam entre si um ângulo de 90° e atuam durante 3,0 s. Qual o trabalho total, em joules, realizado por estas forças?
6 – A figura mostra um bloco, de massa m=500g, mantido encostado em uma mola comprimida de
X=20cm. A constante elástica da mola é K=400N/m. A mola é solta e empurra o bloco que, partindo do repouso no ponto A, atinge o ponto B, onde pára. No percurso entre os pontos A e B, a força de atrito da superfície sobre o bloco dissipa 20% da energia mecânica inicial no ponto A.
Imagem: http://professor.bio.br/fisica/imagens/questoes/9122.jpg
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S):
01. Na situação descrita, não há conservação da energia mecânica.
02. A energia mecânica do bloco no ponto B é igual a 6,4J.
04. O trabalho realizado pela força de atrito sobre o bloco, durante o seu movimento, foi 1,6J.
08. O ponto B situa-se a 80cm de altura, em relação ao ponto A.
16. A força peso não realizou trabalho no deslocamento do bloco entre os pontos A e B, por isso não houve conservação da energia mecânica do bloco.
32. A energia mecânica total do bloco, no ponto A, é igual a 8,0J.
64. A energia potencial elástica do bloco, no ponto A, é totalmente transformada na energia potencial gravitacional do bloco, no ponto B.
Preguiça mata… Cuidado.