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Anônimo(a)

Aredondamento de aeronves o que é isso.Ouço pilotos falarem que arredondaram errado,isto é só p jatos ?

Aredondamento de aeronves o que é isso.Ouço pilotos falarem que arredondaram errado,isto é só p jatos ?

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3 Answers

  1. Arredondamento !

    O arredondamento é no momento do pouso e ocorre para todos os aviões , sabe quando o avião esta descendo com velocidade e vindo em direção ao solo ? O piloto da uma leve “segurada” puxando o manche para trás levantando levemente o nariz do avião para aliviar o toque no solo como se estivesse arredondando o movimento entende ?

    Abraço !

  2. “Arredondar” o pouso é a ultima manobra do pouso !
    Podemos simplificar as manobras de um pouso, a partir da reta final, assim:
    – Avião configurado e estabilizado na reta final,
    – Cruza a cabeçeira da pista da mesmo atitude
    – Imediatamente, quebra a atitude de descida, e
    – voa PARALELO a pista por algum tempo, perdendo velocidade (aí vai depender muito do tipo de avião)
    – Quando o avião vai “ameaçar” stolar, o piloto levanta ligeiramente o nariz – ARREDONDA O VOO – e faz o toque na pista, mantendo a reta até parar.

    Principais falhas:
    – Arredonda muito alto – o avião entra “placado” na pista, podendo até quebrar o trem de pouso, ou pior, “quica” na pista, sobe todo “mole”, já sem sustentação, e pode cair de asa.
    A correção é: se arredondar muito alto APLIQUE TODO MOTOR IMEDIATAMENTE e arremeta. Se for possível, (a pista permitir) continue a voar paralelo a pista e arredonde de novo.

    – Arredonda muito baixo. Nesse caso, existe a grande possibilidade do toque na pista ANTES do arredondamento, ou então uma FLUTUAÇÃO, ou seja, o avião tem ainda muita sustentação e fica “flutuando” a alguns centímetros da pista, “comendo” uma distância preciosa. Em pistas curtas, ARREMETA IMEDIATAMENTE. Ou então o avião vai “quicar” e subir de novo. As chances de quebrar o trem de pouso, nesse caso, são grandes. (principalmente se tocar com a bequilha)
    A correção é a mesma da situação anterior.
    Se você tocar com o trem de pouso meio violento na pista, recomenda-se ARREMETER e circular, verificando se não houve danos ao mesmo. A não ser que a quebra seja evidente (você saberá pelo “estouro” né…) e já estiver deslisando na pista com o trem quebrado. Nesse caso, destrave a porta, solte o cinto de segurança, desligue a chave master, feche a seletora, e espere a coisa parar. Caia fora imediatamente. Se estiver com passageiros, a prioridade de evacuação será deles.
    Seja “muito hóme” nessa hora.

    abs
    JERO

  3. “Arredondar” o pouso é a ultima manobra do pouso !
    Podemos simplificar as manobras de um pouso, a partir da reta final, assim:
    – Avião configurado e estabilizado na reta final,
    – Cruza a cabeçeira da pista da mesmo atitude
    – Imediatamente, quebra a atitude de descida, e
    – voa PARALELO a pista por algum tempo, perdendo velocidade (aí vai depender muito do tipo de avião)
    – Quando o avião vai “ameaçar” stolar, o piloto levanta ligeiramente o nariz – ARREDONDA O VOO – e faz o toque na pista, mantendo a reta até parar.

    Principais falhas:
    – Arredonda muito alto – o avião entra “placado” na pista, podendo até quebrar o trem de pouso, ou pior, “quica” na pista, sobe todo “mole”, já sem sustentação, e pode cair de asa.
    A correção é: se arredondar muito alto APLIQUE TODO MOTOR IMEDIATAMENTE e arremeta. Se for possível, (a pista permitir) continue a voar paralelo a pista e arredonde de novo.

    – Arredonda muito baixo. Nesse caso, existe a grande possibilidade do toque na pista ANTES do arredondamento, ou então uma FLUTUAÇÃO, ou seja, o avião tem ainda muita sustentação e fica “flutuando” a alguns centímetros da pista, “comendo” uma distância preciosa. Em pistas curtas, ARREMETA IMEDIATAMENTE. Ou então o avião vai “quicar” e subir de novo. As chances de quebrar o trem de pouso, nesse caso, são grandes. (principalmente se tocar com a bequilha)
    A correção é a mesma da situação anterior.
    Se você tocar com o trem de pouso meio violento na pista, recomenda-se ARREMETER e circular, verificando se não houve danos ao mesmo. A não ser que a quebra seja evidente (você saberá pelo “estouro” né…) e já estiver deslisando na pista com o trem quebrado. Nesse caso, destrave a porta, solte o cinto de segurança, desligue a chave master, feche a seletora, e espere a coisa parar. Caia fora imediatamente. Se estiver com passageiros, a prioridade de evacuação será deles.
    Seja “muito hóme” nessa hora.

    abs
    JERO

    * 22 horas atrás

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