Para se viver nessa sociedade moderna em que estamos, é necessário ter um pouco de tolerância.
Tolerância com indivíduos que têm conceitos diferentes, tolerância com situações negativas na nossa vida, tolerância com fatos e circunstâncias que não esperávamos.
Há uma corrente que tenta nos cegar para que toleremos tudo. Já existe uma outra que tenta nos convencer que o estilo Saraiva (Tolerância Zero!) é a melhor opção.
Mas até que ponto vai a tolerância? Como encontrar essa linha que limita a nossa tolerância?
A tolerância deve permanecer até o momento exato que cada um deve saber.
Com essas coisas diárias, aborrecimentos leves do dia-a-dia a tolerância é uma boa opção, pois não adianta se estressar com isso e o mal só vai ser para nós mesmos.
Em casos mais graves, dependendo da situação, a tolerância é ótima opção, podendo assim evitar a morte, do jeito que está, até se pisarmos no pé de alguém podemos ser vítimas de assassinato, então é bom evitar.
Em outros casos, não ter tolerância já é bom, imagine você chegar em um local que ninguém lhe dá um atendimento necessário, então joga a tolerância para o lado e seja mais agressivo, infelizmente certas coisas funcionam assim.
Portanto, isso cada pessoa saberá como agir, é só observar.
Abçs.
Enquanto o “bom senso” estiver lado a lado com a “paciência” e o “respeito”, será possível ser tolerante…. faltando um desses elementos, duvido que seja possível manter um estado centrado e limitado…….
Precisamos considerar que para vivermos plenamente corremos riscos, ou seja podemos perder, mas não devemos perder a lição.
Devemos ter tolerância até o ponto ke não formos agreditos fisicamente e moralmente.Caso contrário somos obrigados a tomar atitudes cabíveis ao nosso favor.BEIJOS
tolere até os pontos de seus valores, quando quebrarem os valores essenciais é a hora de agir…
meu valor essencial é minha familia…se alguem fizer algo contra minha familia esse alguem sera executado com todo rigor que mandar minha criatividade 😉
O limite da tolerância tem por um lado a manutenção da individualidade e por outro a inclusão do indivíduo na sociedade.
Se isto não ocorrer, alguns perdem a individualidade e outros são exclusos e preferem isolar-se do convívio social.
Hoje em dia, a tolerância pode ser considerada como uma virtude e apresenta-se como positiva. Esta é uma atitude social ou individual que nos leva, não somente a reconhecer o direito a opiniões diferentes, mas também de as difundir e manifestar pública ou privadamente.
Abç
Creio que o limite vem do conhecer-se. Se você sabe aquilo que vai extrapolar a sua tolerância é só você evitar.
Nem todos os dias estamos paciente…se sem paciência a intolerância fica mais aflorada ainda.
Então o segredo é conhecer-se.
Tolerância não deve ser confundida com permissividade! Aceitar as pessoas como elas são é uma boa norma pois ninguém nasce perfeito e o primeiro julgamento pode ser errado. Às vezes julgamos as pessoas pela aparência , pelo comportamento, pelo credo ou atitudes. É muito complexo pois não se pode avaliar as origens disso. Agora, permitir algo fora do normal já é patológico e, ou deve se tentar corrigir, impedir ou denunciar!
O grande paradoxo da tolerância é a necessidade de, às vezes, sermos intolerantes com a intolerância destrutiva. Por exemplo, no caso do nazismo.
Doug,
Para quem esta disposto a viver pacificamente, tem sim, que ter seu arsenal de tolerância a mão e a toda prova.
Não se consegue viver no mundo atual se não tivermos dentro de nós a paz e a compreensão.
Respeitar a todos, amar alguns e ser surdo a quase tudo.
abraços e amor
Devemos tolera tudo que vem em nossa direção dar como tolo para não parecer de ouro ser insistentes não tolera o que cai como ética,direito,ou punição respeitar não pode ser tolerâr