Gostaria de segestoes sobre oq devo passar como aula teorica para as turmas de educação infantil (nível I e II) e ensino fundamental (1 ao 5 ano).
E oq devo passar para as turmas da 3 e 4 etapa da Eja de conteudo teorico e pratico uma vez q a diferença de idade entre os alunos é mt grande?
Nunca vi aulas teóricas de educação física.
O papel da disciplina, seguindo a tendência histórico-crítica, é desenvolver ao máximo as capacidades físicas dos alunos, tanto quantitativa quanto qualitativamente, em conjunto com a apropriação de conhecimentos, por parte do discente, que o instiguem a reflexão sobre os fenômenos socio-econômicos, culturais, históricos e políticos emergentes de sua realidade. Ou seja, auxiliar na formação de um individuo crítico, capaz de reflexão e de movimento.
Agora, para justificar a inclusão de aulas teóricas na disciplina basta pensar que nem sempre é possível articular a realidade, os valores, os conceitos durante a prática, fazendo-se necessária a reflexão acerca das atividades desenvolvidas. E mais, existem conteúdos, como por exemplo, calculo de IMC, TMB, função do exercício físico, que devem ser ensinados durante as aulas de educação física e requerem aulas teóricas.
Educação física, na minha concepção, é muito mais que ensinar e treinar gestos técnicos, é fornecer subsídios para formar valores, desenvolvendo plenamente as capacidades de um corpo, corpo esse visto além do dualismo corpo e mente, mas como um ser integral, carente de estímulos articulados.