Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Com quantos anos uma criança começa a sentir medo das coisas perigosas que o cercam?

Por exemplo, qual a idade que ela aprende que não pode ficar perto de um cachorro bravo ou de outros objetos perigosos

You must login to add an answer.

8 Answers

  1. Cabe aos pais ensinarem as crianças o que é seguro e o que não é, então até uma faixa dos 5 anos por ai eles já devem ter uma base dos perigos que o cercam.

  2. Boa noite Julia
    A minha experiência com bebês não é muito recente mas lembro de que por volta dos 4 anos eu já estava a deixando enfrentar alguns desafios por conta própria pois identifiquei uma certa noção de perigo na minha linda. Antes disso, tudo que fosse anormal ou fora da rotina, a assustava.

    abç

  3. Júlia, penso eu que muitos dos nossos medos são aprendidos, ainda não sou pai, muito menos mãe, mas já li algumas coisas a respeito. Não só o medo, as também o nojo, são sensações que vão sendo desenvolvidas com o tempo, pela educação, quando sou orientado de que algo é perigoso, ou pela experiência real ou um trauma mesmo. Tem um teórico da psicologia chamado J. Watson que fez uma experiência tentando provar que muitos de nossos medos são aprendidos. Ele faz o seguinte: Ele pega uma criança e mostra a ela um rato, animal que até muitos adultos tem medo, e a criança não demonstra nenhuma reação de espanto, pelo contrário, até tenta pegar o bicho. Aí depois ele põe uma coisa pegando fogo perto da criança, e também ela não demonstra medo.

    Mas depois disso, ele passa a mostrar o rato para a criança e nesse momento ele manda , propositadamente produzirem um som alto e estridente, que incomoda qualquer um , e principalmente crianças. Ele faz isso repetidas vezes, mostra o animal, mas acompanhado pelo som irritante, e com o tempo a criança vai ligando o rato a sensações ruins. No final ele mostra para a criança apenas o rato, mas agora sem o barulho chato, mas pra surpresa dele a criança passou a ter medo do animal, pois o associou a sensações ruins, coisa que não ocorria nas primeiras experiências.

    Veja que uma pergunta simples como a sua não tem respostas prontas, tudo depende das experiências de vida de cada criança, da educação que teve. Muitos de nossos medos adultos são relacionados a traumas de infância, mas como são lembranças remotas, não recordamos facilmente.

    Aqui o vídeo da experiência:http://youtu.be/g4gmwQ0vw0A

  4. Acho que isso tambêm depende um pouco dos pais,se forem pais Super protetores,a criança aprenderá ainda bem pequena de todos os riscos que a cercam,e a senhorita deu o exemplo do cachorro,acho que vai da convivência tambêm,pois se a criança já convive com algum cachorro em sua casa,ela terá menos medo de outros cachorros.
    Em geral,acho que com uns 2 ou 3 anos a criança já tem uma idéia mais ou menos do que lhe oferece risco.

    Beijos

  5. Ju, as crianças estão espertas demais,
    mas acho que c/ 5 elas já não enfrentam
    tdo que vier pela frente, não…..bjs

  6. Criança aprende o que o adulto ensina. Se começarem a ensinar cedo, cedo sentirá medo. Há medos que devem ser ensinados, outros só fazem mal pq deixam a criança um futuro adulto covarde.

Related Questions