Como alfabetizar alunos com deficiencia mental?
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Depende do grau de defiência. Eu trabalho em escola pública e tenho um aluno com essa deficiência, mas não se engane, eles são super inteligentes, porém não tenho preparo especial para ensiná-lo, ele fica acompanhado de uma pessoa q trabalha na APAE e “traduz” aquilo q ele quer passar. Ele escuta e faz reações com gestos pequenos quando. O que vc deve fazer é ter apoio de pessoas que entendem os gestos e consigam comunicar com mais facilidade.
Sugiro que pesquise os gostos deste aluno.Exemplo: artista que gosta, músicas, pessoas(aquele primo que ele gosta, tio, irmã, amigo etc), lugares(casa da tia, avó, na redondeza da residência, sítio, viagem ), esporte, jogos enfim, estes serão o “chamariz “para o interesse da alfabetização.Se utilize de palavras que estão relacionadas com ele.Alfabetizar QUALQUER pessoa é muito difícil, temos sempre que se adaptar e ajustar para que o aprendizado seja o melhor possível. As pessoas são diferentes entre si (umas tem facilidade em matemática, a outra em ciências outras nem uma ou outra mais sim em esportes…).é claro que deve-se observar as possibilidades e o desenvolvimento deste aluno, mas sempre tendo o cuidado de NÓS não delimitarmos estes possibilidades por conta de uma deficiência.O ALUNO é que vai dizer e demonstrar onde que ele quer ir.Boa sorte.
Da mesma forma que alfabetiza os alunos considerados “normais”. Ou seja, o princípio é o mesmo. Assim como as crianças normais têm suas diferenças, não aprendem da mesma forma, os alunos com algum tipo de deficiência também não aprendem no mesmo ritmo. Cada indivíduo tem suas especificidades, não há, portanto, uma fórmula mágica. Deve partir daquilo que faz parte do dia a dia do aluno: do que ele gosta? qual a música preferida? o filme, a novela, o desenho? Nome dos coleguinhas, do pai, da mãe, dele próprio. Parlendas…histórias que o aluno goste…