Os ingleses chamam-lhe lemon verbena e os franceses verbaine citronée, como cuidar da minha muda pequenina?
Anônimo(a)
Asked: 29 de janeiro de 20112011-01-29T12:18:25-02:00 2011-01-29T12:18:25-02:00Jardinagem e Paisagismo
Como cuidar da planta Verbaine?
You must login to add an answer.
Aprecia lugares ensolarados e pode ser cultivada no país todo, inclusive no sul pois tolera bem o frio.
Os canteiros para esta planta devem ser bem preparados, adubando com composto orgânico de folhas e esterco animal curtido, de aves ou gado, incorporando bem no solo de cultivo.
Plantar com espaçamento de 10 a 20 cm e após o plantio de todo o canteiro deve-se regar bem.
A propagação pode ser por sementes ou por ramos do caule.
Os entrenós das folhas enraizam facilmente e é uma das formas de propagar a planta, bastando enterrar um pedaço do ramo com 1 a 2 entrenós em areia ou casca de arroz carbonizada.
Mantenha úmido este substrato até notar o desenvolvimento de folhas, quando então retira-se a planta com cuidado e planta-se em vaso ou recipiente com substrato preparado com composto orgânico vegetal e animal até o início de sua floração, quando então podemos levar para o canteiro já preparado.
As regas devem ser regulares, pois não aprecia solos secos.
Um site legal é este aqui http://www.fazfacil.com.br/jardim/forracoes_verbena.html
Outras utilidades
É também muito utilizada como repelente de insectos, quer o óleo essencial diluído em água, quer uma forte infusão aspergida nos locais invadidos por mosquitos, quer ainda a própria planta colocada dentro das gavetas e roupeiros para conferir um agradável aroma às roupas e manter afastadas as traças.
No jardim
Se semear no fim do Inverno em local coberto com cerca de 15% de temperatura, demorará entre 15 a 20 dias a germinar. Quando as plantulas crescerem o suficiente para poder manuseá-las, deve transplantá-las para vasos usando substrato de terra e saibro.
Estas plantas não toleram temperaturas inferiores a 4% nem solos muito pesados. Gostam de boa drenagem, sol e pouco vento. Beneficia de podas radicais feitas no fim do Verão.
Colhem-se as folhas e flores para secagem em plena floração. A lúcia–lima é uma planta que conserva o aroma intenso depois de seca durante mais de 2 anos, se for armazenada correctamente. Mantém afastadas as pragas das hortícolas.
Os outros nomes que lhe dão
A lúcia–lima também é conhecida por limonete, bela-luísa, erva-luísa, doce-lima. No Brasil, dão-lhe o nome de erva-cidreira.
Os ingleses chamam-lhe lemon verbena e os franceses verbaine citronée. É da família das verbenáceas e tem nada menos que quatro nomes científicos: Lippia citriodora L., Verbena citriodora Cav., Aloysia triphylla (L´Hérit.) Britton e ainda Lippia triphylla (L´Hérit.) O. Kuntze.
Na verdade é um belo, robusto e perfumado arbusto de folha caduca e forte odor a limão, com pequenas panículas de minúsculas flores brancas, raiadas de lilás fazendo lembrar pequenas luzinhas, daí o nome lúcia, derivado do latim luce que significa luz.
Texto: Fernanda Botelho é de outro site bem legal tb