Eu moro com meu avós, minha avó ela é semi-analfabeto, e meu avô ele é totalmente analfabeto, algumas vezes me dispus a alfabetizar-lhes, mas ele me deram desculpas, falaram que com a idade avançada, não adianta aprender (acreditam que não vão viver muito), pois moramos em uma cidade do interior, gostaria de saber como despertar o interesse deles a aprender?
Dicas e sugestões são bem vindas!
Desde já agradeço a todos pela atenção!
beijooos…
Olá!
Acho que você poderia explicar a eles que aprender estas coisas é muito importante. Explique bem facilmente, pois isso facilitará para eles.
Espero ter te ajudado.
Tente falar com eles
PRIMEIRO é necessário que eles saibam a importância de saber ler, e o quanto a vida deles mudará depois de aprenderem a ler.Diga a eles que ainda poderá viver muito, ler livros, passear e que eles entrarão em outro mundo quando conhecerem a leitura. Procure trabalhar com o cotidiano deles, por exemplo; como se escreve o seu próprio nome, o nome que eles deram aos filhos, as comidas que eles gostam; Procure usar figuras coloridas com animais, flores qualquer figura que seja bonita e interessante, aos poucos mostre pra eles as primeiras vogais, mas sempre associada a alguma figura, pois ao ver a figura com as palavras eles memorizarão e assim por diante.Outra coisa muito importante, nunca os forçe a nada, tente de forma lúdica e aos poucos eles aprenderam. A AUTO ESTIMA TAMBÉM AJUDA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
Espero ter ajudado.
Abraços
A alfabetização, tanto de crianças como de adultos, deve partir do meio em que eles vivem e do interesse. Por exemplo: há pessoas idosas que gostam da Bíblia, carregam-na mesmo sem saber ler. Uma música que eles saibam, pode escrever a letra e pedirem para que cantem a música observando o texto. Diga-lhes que a escrita não reflete nossas falas. Ou seja, determinados léxicos da língua portuguesa falamos de um jeito e escrevemos de outro. Por isso, no início não procure perfeição, mas, entendimento, compreensão. Aos poucos irão perceber, construir, o conceito da linguagem escrita. (exemplos: falamos “deis/ escrevemos dez; minino/menino; cadiado/cadeado). Comece ensinando-lhes a escrever seus próprios nomes. Sua avó que já é alfabetizada, pode lhe ajudar nessa tarefa, para o avô não se sentir desanimado. Textos antigos que eles saibam “decór” também são úteis, trava língua, parlendas. Nome de árvores, flores, cidades da região, amigos… Mostre o desenho de um objeto (copo, panela, geladeira…), em seguida escreva o nome do objeto (PA – NE – LA) fale o nome claramente para que percebam o som. Em seguida peça para que eles escrevam no caderno. Se quiser posso lhe informar sites onde tem material de apoio. É fundamental partir de coisas que façam parte do dia a dia deles, que eles gostem. (VACA – CAVALO – MACACO – MARRECO – HOMEM – MULHER – PAI – MÃE – FILHO – FILHA – NETO – NETA) Palavras que façam sentido (O CARRO DO VIZINHO É AZUL, MINHA CASA É AMARELA – EU MORO EM…HOJE É SÁBADO).