já tenho o betta, ele já ta fazendo as bolinhas so falta arrumar a fêmea, so que eu posso colocar a fêmea direto?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
🙂
acredito q sim
Acho que sim!! 🙂
Não há muita dificuldade em se conseguir uma reprodução de bettas, porém o criador, principalmente os iniciantes devem ter muita paciência, pois o maior desafio é fazer com que os pequenos alevinos se tornem belos adultos.
Para iniciar uma reprodução de bettas, é muito importante certificar-se de que todo equipamento já está em mãos, assim, prevenindo-se, o aquariofilista não será surpreendido por possíveis contratempos, como por exemplo, uma queda brusca na temperatura da água.
Então é muito importante que um aquário de mais ou menos 15 litros , com tampa, esteja equipado com um aquecedor com termostato, evitando assim variações na temperatura, um termômetro, para que haja um constante monitoramento da temperatura da água e também algumas plantas que absorvem o nitrato originado das fezes dos peixes e também servirão de refúgio para a fêmea. Para a sustentação do ninho, o criador tem a opção de colocar um galho tratado, desde que uma parte desse galho fique para fora da água. Ou pode-se usar um pedaço de isopor ou até mesmo um copo descartável cortado. Pode-se colocar uma ou duas gotas de fungicida no aquário de criação, isso evita a proliferação de fungos. É importante que a coluna de água não ultrapasse 12 cm , pois acima disto os alevinos seriam submetidos a uma pressão muito grande. Após a eclosão dos ovos, baixe esta coluna de água para 6 cm .
Nunca coloque isopor debaixo do aquário de criação, pois isso dificultaria o trabalho dos bettas na hora de pegar os ovos, pois a cor dos ovos se confundiria à do isopor. Para resolver esse problema, pode-se colocar o aquário sobre uma superfície escura ou até mesmo um pedaço de cartolina preta no fundo.
Alimente bem o casal na semana que anteceder a reprodução pois neste período eles não vão alimentar (o macho fica até uma semana sem comer).
Com o aquário devidamente montado e colocado em um lugar de pouco movimento para não provocar eventuais sustos nos peixes, inicia-se a reprodução colocando primeiro o betta macho solto no aquário. Deixe-o acostumar bem com sua nova casa. Depois, coloque a fêmea dentro de um pote de maionese e deixe-a mergulhada em banho-maria no aquário do macho (pode se cortar o fundo do pote de plástico de maionese). O melhor a ser usado, é a parte de cima de uma garrafa pet com o bico cortado, pois isso impede a destruição do ninho feito pelo macho com o deslocamento da coluna de água. Nunca solte a fêmea sem este prévio conhecimento, pois ambos poderão brigar até a morte.
Nesta fase da reprodução, o macho começa a fazer um ninho de bolhas e constantemente rodeia o vidro da fêmea com as nadadeiras bem abertas, como se quisesse impressioná-la.
Após 24 horas desta incansável corte e observando se a fêmea está com linhas bem definidas na vertical chega a hora de soltá-la no aquário do macho. O macho tentará levá-la com insistência para debaixo do ninho, não se assuste pois essas tentativas são bem violentas e é normal que a fêmea fique um pouco machucada, logo ela se recupera.
Numa dessas violentas tentativas de levar a fêmea para debaixo do ninho, ela acaba cedendo ao macho e então começa o abraço nupcial.
Abraço Nupcial
Foto cedida gentilmente pelo meu amigo Edmar (www.edbettas.kit.net)
No início deste abraço nupcial, não são expelidos da fêmea nenhum ovo, mas com o passar do tempo, o número de ovos que saem da fêmea vão aumentando gradativamente, podendo chegar até 50 ovos de cor branca amarelado.
sucesso!!!!
vc já deve saber tudo sobre a reprodução mas eu acho q vc deve esperar o tempo ficar quente para cria por q eu criei no ano passado em fevereiro dia 8 e sobreviveu um filho-te mas por 3 meses depois morreu e eu tentei criar fora de epoca mas eles não duravam uma semana ai eu entedi q para criar os pais tem q estar na epoca de cria como o tempo ainda não esquentou deixe a fêmea num pote dentro do aqua do macho tipo um acasalamento so q tratando deles ate q o calor volte ai vc vai olhar se a fêmea já ta com cores fortes e uma pinta branca etre uma espécie de nadadeira na parte de baixo dela e se o macho já fez o ninho ai vc pode criar e ter uma Chance maior de sobrevivência dos filhotes.
Olha, os peixes bettas por serem peixes muito bom de briga, devem ter algumas precausões antes de tomar, os machos fazem as bolhas mesmo antes de acasalarem, as femeas são mais sensíveis, repare as seguintes caracteristicas nela, a barriga dela estar meio grande, olhe para baixo dela e veja se vc consegue ver pequenos ovinhos, como bolinhas em baixo dela, também algumas listas que aparecerão nela, ai sim ela estará pronta para acasalar, porque os machos são bem mais agressivos que as femeas, ele pode até mata-la, repare também quando vc colocar os dois betas juntos, o macho se aceitar a fêmea ele irá fazer um tipo de circulo para impressionar ela, para ela observar, caso ela não aceite olhe bem porque ele poderá ficar com raiva e tentar mata-la, tentei fazer isso hoje, meu betta estava pronto, mas a fêmea ainda não estava pronta, então ele ficou muito agressivo e ficou a beliscando muito, então tirei ela do aquário.
Espero ter ajudado!!!
Boa sorte!!!