Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Como foi que a cocada (doce) foi trazida pelos escravos para o Brasil?

Gostaria de saber como foi que os negros trouxeram e por que trouxeram a cocada (doce) para o Brasil?
Por favor, fico muito agradecido a quem me responder!
Obrigado desde já!

You must login to add an answer.

4 Answers

  1. na africa era muito comum e muito tipico esse doce e quando eles eram trzidos no navio negreiro para trabalhar aqui no brasil eles n esquessiam das suas raizes africanas e lees faziam esse doce nas senzalas ou nos qulombos e isso foi passado de geraçao para geraçao

  2. A origem do coco é controversa, mas acredita-se que seja proveniente do continente asiático (os cocos teriam flutuado por correntes marítimas das ilhas do Pacífico até o litoral nordestino do Brasil, aqui frutificando).

    De provável origem asiática, é cultivado em mais de 80 países localizados na zona intertropical.

    Considerado por muitos como a “árvore da vida”, origina mais de cem produtos ou subprodutos, com destaque para óleos, água-de-coco, coco ralado, leite de coco, doces, sabões, cosméticos, álcool, fibras e madeira.

    O certo é que no Brasil, ou melhor, na Bahia, o coco chegou em 1553 a bordo das embarcações portuguesas oriundas das ilhas de Cabo Verde, para onde também tinha sido levado pelos portugueses. Dali, da região do Recôncavo baiano, espalhou-se por toda a costa brasileira, levado, provavelmente, por dispersão natural, também através das correntes marítimas.

    Já sobre a cocada, não encontrei nenhum registro. Mas é sensato pensarmos que ela poderia ser conhecida na África muitos antes da fruta chegar ao Brasil, pois o doce faz parte das oferendas feitas aos santos que representam crianças no Candomblé e na Umbanda. No Brasil, a cocada passou a ser produzida em larga escala graças aos canaviais e às usinas de açúcar no litoral nordestino (exatamente o ponto geográfico que se imagina ter sido a porta de entrada do coco no Brasil).

  3. Morei muitos anos na africa, na verdade este doce foi criado aqui. A fome era muito grande entre os escravos e por causa do litoral baiano haver tantos coqueiros os negros comiam esta fruta em abundancia. Tudo comecou com acucar e coco e posteriormente comecaram a colocar a mistura ao fogo. Nao era comido como sobremesa era comido com arroz, pois muitas vezes eles nao tinham acesso a outras coisas.

    Porque o acucar e fonte de energia e o coco de grande gordura, eles faziam os docinhos e levavam para a roca, muitas vezes era a unica comida que possuiam. Na maioria das vezes a cocada nao era feita de coco seco, mas da polpa de coco verde com acucar. Oque tambem e muito bom.

    Outras civilizacoes tambem tiveram a mesma ideia. Tenho visto em outros paises pobres da Asia que os trabalhadores rurais fazem o mesmo garantindo assim energia para trabalhar duro na roca.

Related Questions