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onde faço? com q idade?
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Estudando Bastante.
Piloto Privado de helicoptero depois piloto comercial de helicoptero
em um aeroclube, com 18 anos.
bom Rodrigo da uma olhadinha nesse site aki:
http://www.webcopters.com.br/portal/artigos_detalhe.asp?id=7 bom acredito que só possa ser realizado qualquer um desses cursos após completar 18 anos.
espero ter ajudado 😀
me adiciona no msn:[email protected]
bjosss
Piloto Privado Helicóptero – Curso Teórico
Piloto Privado-Helicóptero
Exigências
Mínimo 17 anos
1º Grau completo
Exames médicos CCF 2ª classe
Documentação Necessária
Candidatos brasileiros
Cópias
1) Carteira de identidade
2) Comprovante de conclusão do 2º grau ou equivalente
3) Título de eleitor
4) CPF
5) Certificado de reservista ou de alistamento militar
6) 01 foto 3×4 recente
7) Comprovante de renda e residência em caso de parcelamento
Candidatos estrangeiros
Cópias:
1)Passaporte
2)Identidade para estrangeiro ou documento equivalente emitido pela Policia Federal
3)Certificado de escolaridade
4)Cópia de atividade especifica ou documento equivalente
5)01 foto 5×7 datada dos últimos meses
Parte Teórica: Duração de 3 a 5 meses
horário: 19:30 às 22:30
Aulas de segunda a sexta-feira
Disciplinas: .
-Regulamento de Tráfego Aéreo
-Navegação Aérea
-Teoria de Vôo de Baixa Velocidade
-Conhecimentos Técnicos em Aeronaves
-Meteorologia
Segurança de Vôo
-Sobrevivência na Selva / Primeiros Socorros / Medicina Aeroespacial/inglês Técnico
Após ter concluído o curso teórico o aluno será submetido ao exame na Entidade de Ensino e uma prova final com o Comando da Aeronáutica através da ANAC .
Parte Prática: Duração de 40 horas de vôo no mínimo. Após o aluno ter concluído com aproveitamento a parte prática será submetido ao vôo de Check, e sendo aprovado, receberá a licença definitiva ( CHT ).
O aluno brevetado estará isento do serviço militar de acordo com a Portaria Ministerial n° 1054/gm-3 de 03set79.
Parcelamento em até 24 vezes no cheque ou carnê (conferir na secretaria valores de cada parcela) ou cartão de crédito em até 6x sem acréscimo
Documentos: Cópias: RG, CPF, Comprovante 1° Grau, 1 foto 3X4, Titulo de Eleitor, Reservista, Comprovante de Residência.
DISPONIBILIZAMOS DE ALOJAMENTO MASCULINO PARA ALUNOS DE OUTRAS CIDADES
EXPERIÊNCIA – REQUISITOS PARA CONCESSÃO DA LICENÇA DE PILOTO PRIVADO
Experiência para as categorias avião e helicóptero.
1- O solicitante deve ter realizado, no mínimo, 35 horas de vôo como piloto na categoria de aeronave para a qual é solicitada a licença, das quais pelo menos 15 horas devem ter sido realizadas em curso homologado pelo ANAC, 10 horas em vôo solo sob a supervisão de um instrutor de vôo habilitado e 5 horas em vôo de navegação solo, incluindo um percurso de pelo menos 270 km (150 milhas náuticas) para avião ou 180 km (100 milhas náuticas) para helicóptero, durante o qual deve ter realizado, no mínimo, duas aterrissagens completas em dois aeródromos diferentes.
2- O solicitante de licença para a categoria avião pode ter reduzido o requisito de experiência nas seguintes condições:
(i) Se for detentor de uma licença de piloto de avião, o total de horas em avião pode ser reduzido para 25 horas; ou
(ii) Se for detentor de uma licença de piloto de planador ou motoplanador, o total de horas em avião pode ser reduzido para 25 horas.
3- O solicitante de licença para a categoria helicóptero pode ter reduzido o requisito de experiência nas seguintes condições:
(i) Se for detentor de uma licença de piloto de avião com experiência superior a 200 horas de vôo como piloto em comando, o total de horas em helicóptero pode ser reduzido para 25 horas; e
(ii) Se for detentor de uma licença de piloto de avião o requisito referente a 5 horas em vôo de navegação pode ser dispensado.
4- O solicitante que tenha realizado com aproveitamento um curso completo de piloto privado, homologado pela ANAC, pode ter reduzido o requisito de horas totais para 35 horas.
5- O solicitante que tenha realizado treinamento supervisionado em treinador sintético de vôo, aprovado pela ANAC, pode incluir até 5(cinco) horas relativas a este treinamento para contagem do total de horas requerido
o preço para um helicoptero medio varia de 20 a 50 mil reais
voce faz o curso em um aeroclube, a idade eh 17, mas pra vc receber o Brevet é so com 18
Como se tornar piloto de helicóptero
Ser piloto de helicóptero é um sonho de muitas pessoas. O helicóptero é uma aeronave que fascina, tanto por sua aerodinâmica, como por sua capacidade de poder voar em baixas alturas, realizar um vôo pairado e sentir a liberdade quando no céu. A pilotagem de um helicóptero requer do piloto conhecimentos necessários para pilotar com segurança além de concentração e atenção.
Para pilotar o helicóptero deve-se procurar uma escola de pilotagem homologada pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) – órgão responsável pela regulamentação e controle das escolas.
Há basicamente duas carteiras de habilitação de piloto de helicóptero: a de piloto privado (PPH) e a de piloto comercial (PCH). Para exercer a profissão de piloto e ter trabalho remunerado é indispensável o curso de PCH. No entanto, a habilitação comercial só é permitida após o término do curso de PPH.
Os requisitos para iniciar o curso de PPH são: possuir ensino fundamental (primeiro grau) completo e idade mínima de 17 anos. Já para o curso de PCH é preciso ter ensino médio (segundo grau) completo e idade mínima de 18 anos.
Antes de iniciar o curso, aconselha-se o aluno a realizar no Hospital da Aeronáutica, um exame médico que avalia se o aluno esta apto para a pilotagem.
O curso divide-se em teórico e prático.
Teórico
O curso teórico tem duração aproximada de quatro meses, e o aluno freqüenta as seguinte disciplinas:
Regulamentos de Tráfego Aéreo
Normas e regras do ar que o piloto deve saber para realização do vôo, como: classificação de aeródromos e aeronaves, tráfego aéreo, regras gerais (níveis de cruzeiro, pouso, decolagem…), classificação e estrutura do espaço aéreo, etc.
Meteorologia
Por estar sempre em contato com o tempo meteorológico, o piloto precisa estar preparado para enfrentar situações adversas e conduzir sua aeronave de maneira segura. Nesta matéria são abordados assuntos como: umidade atmosférica, nuvens e nevoeiros, massas de ar, códigos TAF e METAR, etc.
Navegação
Conhecimentos necessários para o deslocamento da aeronave até o seu ponto de destino, utilizando-se de meios diferentes de navegação. Aborda assuntos como: latitude/longitude, instrumentos da aeronave, cartas aeronáuticas, fusos horários, computador de vôo (modelo de “régua”), etc.
Teoria de Vôo
Assuntos relacionados a operação do helicóptero, como: princípios de aerodinâmica, funcionamento dos comandos e sistemas, limitações, etc.
Conhecimentos Técnicos
Conteúdo sobre aeronaves e motores, entre eles: sistema hidráulico, operação do motor, combustíveis, instrumentos, etc.
Prático
A parte prática do curso diferencia-se em: um mínimo de 35 horas voadas para o curso de PPH e um mínimo de 65 horas voadas para o curso de PCH (além das 35 horas de PPH, totalizando 100 horas voadas).
Antes do início das aulas práticas, é necessário fazer o Ground School, curso baseado no Manual de Vôo da aeronave a ser voada, adquirindo conhecimentos e características quanto aos procedimentos, limitações, desempenho, e outros, de cada modelo de aeronave.
Na maioria das escolas o curso é realizado em helicópteros da marca Robinson R22, mas há também escolas que operam com aeronaves do modelo Schweizer 300.
Após a comprovação das horas de vôo requeridas e com o parecer do instrutor de que o aluno esta apto à voar, deve-se realizar um vôo de check com um examinador designado pelo DAC, a fim de tornar-se um piloto de helicóptero.