O Universo em seu nível mais fundamental, o nível das partículas subatômicas, é imprevisível. A mecânica quântica pode dizer muito sobre o mundo quântico, mas é uma ciência probabilística, ou seja, os físicos quânticos só podem saber a probabilidade de um evento ocorrer na escala quântica, não é possível para eles dizer o que ocorrerá nesse universo do muito pequeno, só possível dizer “o que é mais provável que aconteça”.
Por outro lado, a Física Clássica, a ciência que estuda os eventos em escalas maiores de espaço, pode prever com exatidão o comportamento dos macro objetos.
Então, como eventos imprevisíveis na escala quântica geram eventos previsíveis no macro universo de estrelas e planetas? Como eventos imprevisíveis geram eventos previsíveis?
Eu sei que a pergunta não tem tanto a ver com astronomia, mas é mais provável que eu encontre melhores respostas aqui…
Tudo que é imprevisível tem 50 % de chance de aconteçer ou não até o momento em que aconteçe passando a ser previsivel, essa é a moral da física quântica.
ixi! bunita palavras.(vo estudá)
A conexão entre a mecânica quântica e a mecânica clássica é dada pelo teorema de Ehrenfest. A segunda lei de Newton, que é a ferramenta-chave da mecânica clássica, é reproduzida diretamente deste teorema. Mesmo tratando-se de um sistema probabilístico, a descrição do sistema quântico apresenta a seguinte característica: Os valores esperados dos operadores de posição e momento (observáveis) obedecem a mecânica clássica. É por essa razão que um sistema macrosópico, apesar de conter partículas microscópicas, apresenta o caráter determinístico da mecânica clássica.
Por exemplo, imagine uma partícula livre. Associa-se à esta partícula uma função de onda que é capaz de descrever a probabilidade de encontrá-la no espaço em uma posição x no tempo t. Embora não se saiba exatamente onde ela se encontra, é possível saber qual é o local mais provável de ela estar (valor esperado do operador de posição). Pelo teorema de Ehrenfest, a localização mais provável de onde a partícula possa estar obedece a equação d/dt=
/m, que se combinada com d
/dt=F, fornece sua dinâmica não-relativística: F=md²/dt² (neste exemplo, F=0). Assim, chega-se à seguinte situação física: O local mais provável de onde a partícula possa estar obedece a segunda lei de Newton, embora não se saiba exatamente qual é o local no qual ela se encontra! Se forem feitas um grande número de medições de posição, o que se terá é um valor médio de posição que se desloca em movimento retilíneo uniforme. Quando se deseja encontrar o valor esperado de posição utilizando-se um ¹sistema com grande número de partículas, basta reduzir o número de medições. Estas medidas fornecerão, novamente, um valor médio de posição que se desloca em movimento retilíneo uniforme, que nada mais é do que o sistema macroscópico se deslocando.
¹ As partículas de um sistema não são livres.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_de_Ehrenfest
🙂
SABE ,ESSA É FÁCIL.O UNIVERSO É CÍCLICO E NÃO LINEAR,ENTÃO TUDO É PREVISÍVEL.AGORA ,O PROBLEMA É QUE NÃO É RELEMBRADO COM FACILIDADE.ENTENDE?
Vige santa!!!
Ai compricô foi tudo
Isso, meu caro, ninguem ainda é capaz de responder. Diversar teorias tentam unificar essas duas “físicas”. A teoria das cordas, a teoria da gravidade do llop quântico e outras. Enquanto não se resolver a questão da unificação do macro e do micro, ou seja, a gravidade e a física quântica não haverá uma resposta para isto.
NA VERDADE SUA PERGUNTA ESTA PRESA NA QUESTÃO DE PQ NAO PREVEMOS
A QUESTAO DO LIMITE AINDA DA NOSSA CIENCIA.
ALGO AINDA A SE VENCER SE POSSIVEL.
A LOGICA QUANTICA SERA QUE EXISTE?
SE SIM PODEMOS COMPREENDER ELA?