por exemplo: venda/compra de títulos públicos injetam ou retiram dinheiro do mercado; o aumento/redução dos impostos faz com que paguemos mais ou menos impostos, conseqüentemente ficamos com mais ou menos dinheiro no bolso; a exigência de mais/menos compulsório deixa os bancos com mais ou menos dinheiro em mãos. e o redesconto como funciona?
O redesconto é um instrumento de política monetária utilizado pelas autoridades monetárias para controlar o volume de liquidez imediata dentro do sistema econômico. Em outras palavras, é um instrumento usado para controlar a quantidade de dinheiro dentro da economia.
Quando os bancos comerciais se encontram em dificuldades, estes podem pedir empréstimos ao Banco Central, pagando uma taxa de juros sobre o valor emprestado. A taxa de juros cobrado pelo BC nessse caso é a chamada Taxa de Redesconto.
Quando o BC aumenta o valor da taxa de redesconto, os bancos comerciais tendem a fazer o mesmo com a taxa de juros que eles mesmo cobram sobre empréstimos e financiamentos. Com uma taxa de juros menor, a injeção de moeda na economia pelos bancos comerciais é menor, já que se torna mais oneroso aos agente econômicos obter empréstimos.
Se o objetivo do BC for aumentar a oferta de moeda na economia, ele reduz a taxa de redesconto, pois os bancos comerciais tenderão a reduzir suas taxas de juros, aumentando o volume de empréstimos e fincanciamentos, seguidos do volume de moeda no sistema econômico.
O redesconto é um dos instrumentos de política monetária utilizado pelo banco central para regular a liquidez do sistema bancário. É utilizado quando os bancos comerciais, apesar de todas as suas previsões de caixa, necessitam de reforço caixa ou ficam a descoberto na compensação de cheques. Nestes casos o banco emite uma nota promissória a favor do Banco Central e recebe um crédito em sua conta de depósito no Banco do Brasil.
Quando o BC aumenta o taxa do redesconto, força com que a reserva dos bancos fique maior e a propensão deles a emprestar vai diminuir porque evitarão a todo custo a ida ao redesconto.
Então, o redesconto maior significa redução da liquidez na economia.