Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Como os trens que chegam na estação final fazem para voltar?

Por exemplo, um trem chega na Estação da Luz, que é sua última parada. Como ele faz pra retornar? Ele faz uma curva nos trilhos?

You must login to add an answer.

6 Answers

  1. Vem um vagão locomotiva e conecta no último vagão, que, a partir daí passa a ser o primeiro, sacou?

    Aí, eles desconectam o vagão locomotiva original e ele mamobra nos trilhos, para ser conectado ao proximo comboio.

    Ficou claro?

  2. Olá, no caso específico da Estação da Luz não sei lhe informar, mas nas ferrovias comuns existem várias maneiras de fazer esse retorno. O sistema utilizado depende do espaço físico disponível.
    Para os espaços menores se utiliza a rotunda. Ela já foi muito comum em estações do interior de São Paulo, hoje em dia quase não se vê. Veja:http://lh4.ggpht.com/_bgCmNEQ0jMk/STRs5lAV_II/AAAAAAAABO8/ivjpzK-ceZs/Imagem%20003.JPG, em Rondônia, nesta foto dá para entender um pouco.
    Outra forma utilizada é o triângulo, ou estrela de três pontas. Veja: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tri%C3%A2ngulo_ferrovi%C3%A1rio
    E por fim, pode-se, quando o espaço disponível é muito grande, utilizar a pêra ferroviária, no Brasil só existe uma no complexo de Mineração Timbopeba, no Pará: http://commondatastorage.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/11199216.jpg
    Essa forma não é muito comum pois exige uma volta muito grande.
    Abraços.

  3. A composição tem dois carros comando, um em cada extremidade. quando chega no terminal o operador troca de lado.

  4. Já existem boas respostas – parabéns aos que responderam – mas esqueceram-se das plataformas “giratórias” – para ter uma idéia vejam exemplos neste link : http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Turntable_(rail) -abrçs @
    ______________________________________

    Vixi – meu amigo de Sto André ! rapaz…faz uns tantos tempos que não vou a Paranapiacaba, naquela época tinha uma “cerração” danada que não dava pra enxergar nadinha e de vez enquando via-se o relógio BIG BEN ( rsrsrs ) – até lá – ainda vamos bater aquele papo – não bebo e não fumo heim ! Será que o pessoal chegaram a ver o sistema funicular e o de cremalheira ? qto tempo heim ! – acho que fiquei velho ( rsrsrs ) – Eu trabalhava na SOROCABANA e depois passou a ser FEPASA em 71 – eu tinha 24 anos – ( de SP-Julio Prestes até Presidente Epitácio – divisa com Mato Grosso ) – abrçs
    __________________________________

    Tenho fotos do Castelinho – qualquer dia iremos até lá.

  5. Se você quiser ver como as locomotivas manobravam, vá até Paranpiacaba pelo trem Turístico que sai a cada 15 dias da Estação da Luz (se você mora na Grande São Paulo). Esse trem tem parada em Sto André, e pretendo levar um amigo virtual meu para conhecer brevemente já que ele mora em Osasco, trabalhou “centos” anos na FEPASA. mas acreidto que não conheça Paranapiacaba, e terei prazer em leva-lo

    visite o Site

    http://www.cptm.sp.gov.br/E_OPERACAO/ExprTur/parana.asp

Related Questions