Segundo consta o homem sempre creu em espíritos, deuses, etc… Deus das águas doce, da agua do mar, da floresta, a lua o sol etc… O desconhecido, o inexplicável. O primeiros agricultores, sempre preocupados com sua colheita, pois dependiam da chuva e das condições climáticas, quando ocorriam uma boa colheita, costumavam doar o dízimo da colheita a “Deus”, como gratidão, isto desde o tempo de Abel e Caim, então, as vezes também sacrificavam animais. Daí surgiu a história de pagar o dizimo, que os evangélicos tanto gostam. Mas na antiguidade este dízimo não era colocada na sacola não, eram queimados em grandes fogueiras.
Creio que você saiba o que são estruturas estruturantes, e estruturas estruturadas. Há coisas no ser humano que já são dele proprio, são “gavetas” prontas pra receber “arquivos”. O que quero dizer é que coisas como musica, matematica, fala, E CRENÇA são coisas que nós ja nascemos prontos pra receber dados e coloca-los em seus devidos lugares, conforme a nossa cultura.
E sobre os dízimos, você está errada. Todo bom antropologo deve pesquisar antes de falar. Os dízimos, segundo a bíblia, no antigo testamento, eram em ouro, prata e bens. O que você está falando que eram queimados, eram sacrifícios de animais, que são outra coisa.