“Para suportar a minha seriedade e a minha paixão é preciso ser íntegro nas coisas de espírito até as últimas consequências; estar acostumado a viver nas montanhas, a ver abaixo de si o mesquinho Charlatanismo actual da política e do egoísmo dos povos; e, finalmente, ter-se tornado indiferente e jamais perguntar se a verdade é útil, se chegará a ser uma fatalidade… Necessária é também uma inclinação para enfrentar questões que hoje ninguém se atreve a elucidar; inclinação para o proibido; predestinação para o labirinto.”
Clarissa, respeito sua opinião apesar de discordar
Ele nunca estará na lista dos mais vendidos, ele nunca estará num daqueles pedestais ornados da livraria, porque Nietzsche percorre o caminho mais difícil, porque ler Nietzsche não é para qualquer um.
Ana(alquimista) :Perfeito!!Nietzsche era um idealista Defendia o valor do conhecimento em si, e não apenas como um meio para produzir riqueza e desenvolvimento
kkk pokemom eu ri alto aqui ssrrs mas acho que alquimista combina mais com seu avatar rs
Odeio Nietzsche, pra mim é coisa de pseudo-intelectual.
Gosto da parte:’ jamais pergunta se a verdade é útil, “. A busca pela verdade, provavelmente nunca terá um término, mas isso não nos impede de buscá-la. Não gosto da idéia de gastarmos nossa energia somente no que é útil. Construir um pensamento a partir das necessidades práticas, parece-me causar uma certa estagnação, conformismo. É preciso imaginar, buscar respostas para questões sem respostas, construir novas idéias que transformem a prática. Não que eu creia que devamos vivemos só de teoria, né? Mas, viver em função do útil, penso que seja empobrecedor.Abços!
Talvez, a Clarissa considere Nietszche coisa de pseudo, porque muita gente o cita sem compreendê-lo. O pensamento dele é realmente muito complexo. Mas, o nome dele é muito pop. É chique ler Nietzsche, inclusive na Academia. Agora mesmo, num filme bobo na sessão da tarde ( filme de patricinha), há um personagem inteligente, um jovem ‘intelectual’ que aparece, claro, lendo Nietzsche.kkkk Acho que Clarisse deve repensar o filósofo. E, não julgá-lo pelos pseudos que adoram exibir um conhecimento que não possuem. Nietzsche é difícil de ler demais….
PS: Pressinto que vc não gostou muito da evolução: Alquimista > Oudeis. kkkkk Bom, eu estou lendo o Adorno: ” A dialética do Esclarecimento”. Nesse livro, ele faz uma leitura da Odisséia de Homero. E, comenta sobre Ulisses responder a Polifemo que seu nome é Oudeis ( que lembra Odisseu), Oudeis significa: ninguém. Ele se diz ninguém para se salvar. Eu gostei da idéia. Então, evoluí de Alquimista para Oudeis. kkkkk Essa idéia de evolução está fazendo com que eu me sinta um pokemom. kkkkk
Abços!
Ser incorruptível e encarar a realidade doa a quem doer, ir em busca de soluções não importando os obstáculos.
: ) !
Como ele relata em predestinação ao labirinto, logo veio em meu pensamento, desafiar-se a si mesmo.
É a busca incessante de Nietzsche sobre questões que ninguém se atreve a elucidar.
sim, pois o espírito é a harmonia, e nao os extremos…
nos devemos podar sim, se nao, nos perderemos…
mas esse negocio da montanha, tbm parece q.. tipo, ele age como certinho, só pra se sentir superior..
eu li q isso tbm pode ser como uma auto defesa,, axo q eu tenho um pouco disso…
bjks
Olha Pierri não sou conhecedora de Nietzsche, quer dizer, não tenho nenhum estudo profundo sobre ele e sua obra, mas como sou uma leitora voraz desde muito novinha, vim aqui me atrever a falar alguma coisa.
O que consigo compreender e aceitar muito perfeitamente, talvez porque vá aí uma identificação pessoal, foi logo de cara o início do texto: “Para suportar a minha seriedade e a minha paixão é preciso ser íntegro nas coisas de espírito até as últimas consequências; estar acostumado a viver nas montanhas, a ver abaixo de si o mesquinho Charlatanismo actual da política e do egoísmo dos povos”… achei ótimo todo o texto.
Coloco um porém somente em “ter-se tornado indiferente”… acho que aí eu gostaria de ver um debate, algo esclarecedor, pois não compreendo muito bem e nem aceito isso como uma verdade produtiva e boa.
É o que eu sinto.
bjs querido