Se positvo, em que ele pode ser comprovadamente mellhor do que o método tradicional?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
O Construtivismo é uma teoria, baseado nos estudos do biólogo Suíço: Jean Piaget.
O construtivismo não pode ser considerado um método, pois, não estabelece normas para o ensino. As escolas que se declaram construtivistas, seguem os níveis de desenvolvimento cognitivos, estabelecidos por Piaget. Que são: Sensório Motor – 0 a 2 anos; Pré-Operatório – 2 a 7 anos; Operatório Concreto – 7 a 11 anos e Operatório Formal de 12 anos em diante.
Além disso, muitos professores se declaram Construtivista, por usarem as ideias da Psicolinguísta argentina Emília Ferreiro. Que na década de oitenta, juntamente com a pedagoga espanhola: Ana Teberosk, lançou no Brasil o livro “EL DESARROLHO DEL NINHO”. Porém, o Construtivismo é muito mal interpretado por muitos educadores, que não sabem direito como trabalha-lo. O Construtivismo propõem que o indivíduo aprenda através da interação com o meio. Desta forma, parte do concreto ao abstrato. Ou seja, é mais fácil aprender com coisas que fazem parte do dia a dia do aluno, com coisas que ele conheça. Não adianta ensinar o conceito de baleia, se a criança nunca viu uma baleia. Mas, posso ensinar o conceito de um peixe que ele já tenha visto e, a partir de então, partir para a baleia. Paulo Freire falava em leitura de mundo; ensinar o indivíduo compreender o porque das coisas serem como são. Enfim, ser Construtivista é saber construir novos saberes a partir do que já sabemos.
Construtivismo é um método baseado nas teorias de Piaget.
No construtivismo, o professor serve de mediador entre o aluno e a questão, o desafio a ser proposto. Isso gera uma interação maior entre alunos e professores e proporciona à criança mais autonomia para resolver os problemas.