Delfim Netto pede desculpas às empregadas domésticas
porr..Márcia de Chiara (estadão on line) , Em terça-feira 10/5/2011, às 15:58
O Instituto Doméstica Legal, que representa 7,2 milhões de trabalhadores da categoria, obteve um pedido público de desculpas do ex-ministro da Fazenda Antonio Delfim Netto, registrado em cartório, pela declaração feita pelo economista na TV a respeito deste profissional. No dia 4 do mês passado, Delfim disse no programa “Canal Livre”, da Rede Bandeirantes, que “quem teve este animal, teve; quem não teve nunca mais vai ter”, em referência à empregada doméstica.
Delfim afirmou que “em momento algum desejou referir-se à classe das empregadas domésticas de maneira pejorativa”. O economista argumentou, em seu pedido público de desculpas, registrado no 8.º Cartório Tabelião de Notas da capital paulista no início deste mês, que a frase pinçada do contexto distorce a ideia elaborada.
Segundo Delfim Netto, a intenção foi mostrar que no processo de ascensão social em curso na sociedade brasileira, a figura deste profissional tende a desaparecer. “É preciso entender em que sentido foi feito o comentário”, disse o ex-ministro.
Em seu pedido de desculpas, Delfim justifica o emprego do termo “animal”, usado pelo economista britânico John Maynard Keynes, criado durante a Grande Depressão, para descrever as motivações psicológicas de empresários, consumidores e investidores. “Os economistas (eu, inclusive) usam corriqueiramente a expressão ‘fazer nascer o espírito animal dos empresários’ como forma de despertá-los para oportunidades de investimento e não me lembro de nenhum empresário que tenha se declarado ofendido ou humilhado.”
No fim do pedido oficial de desculpas à categoria, Delfim Netto considera o episódio uma “tempestade num copo d’água”, que ocorreu em razão do uso de uma expressão infeliz, pelo qual ele se penitencia
JÁ ACHO UM ABSURDO A MIDIA AINDA OUVIR ESSE SUJEITO QUE AJUDOU E MUIITO AFUNDAR O BRASIL EM DIVIDAS ASTRONOMICAS COMO NA “CONSTRUÇÃO” TRANSAMAZONICA & CIA LTDA.
FALTOU AS DESCULPAS DO JOÃO BATISTA FIGUEIREDO SOBRE A DECLARAÇÃO DADA POR ELE DE “PREFERIR SENTIR O CHEIRO DOS SEUS CAVALOS , AO O CHEIRO DO POVO” ESTE PEDIDO DE DESCULPAS O DIABO DEVE TER OUVIDO.
E AINDA TEM GENTE QUE GOSTA DESTES CARAS E OS DEFENDE COM UNHAS E DENTES, SOMENTE PQ ESTUDARAM NAS ESCOLAS DA ERA MILITAR , O QUE POR SINAL , NÃO ERA NENHUM FAVOR E SIM OBRIGAÇÃO, DAR PELO MENOS EDUCAÇÃO AO POVO , JA QUE NÃO DAVAM COMIDA. E O RESPEITO.
NA MINHA OPINIÃO, MAIS DURA QUE ESTA DECLARAÇÃO DO DELFIM, FOI A DO FIGUEIREDO NA ÉPOCA. UM PRESIDENTE DA REPUBLICA POR MAIS FDP QUE SEJA, JAMAIS PODERIA TER DITO ISSO ABERTAMENTE À IMPRENSA. SE BOBEAR ELE EXIGIU A PUBLICAÇÃO . JA QUE ELE GOSTAVA TANTO DE CAVALOS E BOIS, DONA DULCE PROVIDENCIOU LOGO UM PARZINHO DE CHIFRES PRA ELE SE LEMBRAM ??? ELA TA VIVINHA AINDA MAMANDO A PENSÃO QUE NÓS PAGAMOS A ELA. UM ABÇÇ A TODOS .
AI DEM-O TUCANADA. ATÉ O DELFIM TA CAINDO NA REAL , VEJAM AI O QUE ELE FALOU E REGIIISSSTRROU EM CARTÓRIO ” Segundo Delfim Netto, a intenção foi mostrar que no processo de ascensão social em curso na sociedade brasileira, a figura deste profissional tende a desaparecer. ” AAAHHHH É …. AÊ DELFINNNZÃO, VC É “O CARA”
É MUIITO BOM LER ISSO QDO VEM DE UM *&%&$ COMO O DELFIM .
quem ainda dá ouvidos a este p.o.r.c.o. gordo e idiota é mais imbecil do que ele.
este e outros canalhas como êle jamais deveriam entrar na mídia…
aaaaaaaaffffffffffff!!!!!!quanto mais a gente reza mais assombração aparece!!!e quando a coisa cai nos meios de comunicação lá vêm as desculpas esfarrapadas de que “não é bem isto que eu quis dizer”,”houve de erro de interpretação”, o escambau!!
mas olha aí, até ele reconhece que o Brasil melhorou, só os tucanalhas que continuam no seu mundinho paralelo
é infelizmente é o famoso lado da mídia, este cara já foi Deus no Brasil, tido por tantos como um gênio, pobre brasileiro, otários é o que somos, foi um corrupto de carteirinha como outros tantos que ha muitos anos São eleitos e reeleitos nesse Pais, Mas fazer o que, na proxima eleição lá vamos estar a brigar por um partido ou político, alguns por dinheiro, interesse, a maioria por trouxera por acreditar no que houve e lê na mídia, assim somos nós, paciência somos assim
e eles disso de aproveitam, talvez até ele tenha razão, será que na realidade não somos uns animais mesmo, quem sabe o burro
empregadas: bixim di Deus! gente…