Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

descrever histológicamente as camadas do útero?

You must login to add an answer.

2 Answers

  1. Oi!

    O útero é constituído por três camadas ou túnicas: perimétrio (externa), miométrio (intermediária) e endométrio (interna).
    O perimétrio (ou peritôneo visceral) é formado pelo mesotélio, apresentando ainda uma fina camada de tecido conjuntivo em volta do miométrio, ao qual esta fortemente acolado exceto, em duas zonas nas quais se pode separá-lo com facilidade do miométrio; são estas o istmo uterino e a cúpula vaginal posterior. As duas lâminas de peritônio que recobrem as faces anterior e posterior do útero (perimétrio), ao alcançarem as margens do órgão separam-se e deixam entre ambas um espaço que se preenche por tecido conjuntivo, fibras musculares numerosos vasos e plexos nervosos; este conjuntivo se conhece com o nome de paramétrio.
    O miométrio é a camada mais espessa do útero, sendo formado por feixes de fibras musculares lisas separadas por tecido conjuntivo. As fibras musculares formam feixes que estão dispostos em três camadas: interna (longitudinal), média (circular, que contém grande quantidade de vasos sangüíneos, chamada de estrato vascular) e externa (longitudinal). Vários modelos para a disposição dessas camadas têm sido propostos, e o mais aceito é a da mola de relógio, onde cada uma começaria na região do colo do útero e se dirigiria para cada tuba uterina, ou para o fundo do útero.
    O endométrio, camada mais interna, está constituído por epitélio cilíndrico simples (revestimento interno do lúmen uterino) e lâmina própria, que contém inúmeras glândulas tubulares simples (glândulas endometriais).
    Sob a ação dos hormônios ovarianos (estrógeno e progesterona) o endométrio sofre modificações estruturais cíclicas, que constituem o ciclo endometrial (ou menstrual). Num ciclo menstrual de 28 dias, a fase menstrual vai do primeiro ao quarto dia do ciclo. A fase proliferativa do 5º ao 14º dia (também denominada de estrogênica) e a fase secretora do 15º ao 28º dia (também denominada de progestacional). A mucosa endometrial pode ser dividida em duas camadas ou estratos distintos: a camada funcional, que descama no período menstrual, e a camada basal, onde se localizam as células que regeneram o endométrio. A camada basal é a região endometrial mais próxima ao miométrio, constitui a base da mucosa que nunca descama, e nela estão localizados os fundos das glândulas. A camada funcional, por sua vez, é a região mais superficial do endométrio e descama a cada ciclo menstrual.

    Espero ter ajudado!

  2. Oi!
    Bom, primeiro, o útero tem um tec. epitelial de revestimento simples cilíndrico seguido do endométrio, uma camada que, dependendo da fase do ciclo, pode conter poucas glândulas (fase menstrual), glândulas arredondadas (fase proliferativa) ou glândulas tortuosas (fase secretora).
    Após, tem uma camada muscular bem desenvolvida, chamada miométrio
    E termina em uma adventícia ou serosa

    bons estudos

Related Questions