Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Dia da consciência negra?

Qual é a raiz, a origem do preconceito? E a discriminação?
O que leva uma pessoa a se aliar à idéia do preconceito, da discriminação? O que pretende essa pessoa? Como essas ações de preconceito e discriminação conseguem mover camadas inteiras de uma sociedade, em nome de que interesses?

You must login to add an answer.

3 Answers

  1. É a estupidez, meu caro.
    Não há razao racional alguma para que uns humanos achem que sao mlhores que outros Só a estupidez é a base dessa maneira de “pensar”.

  2. eu não acredito em preconceito gratuito
    todos nós precisamos nos firmar como indivíduos
    no COMUM, as classes menos privilegiadas, sofrem o que denomina-se preconceito.
    o que ocorre efetivamente é que HÁ o INSTINTO ANIMAL do mais forte rejeitar o mais fraco.
    a Africa, por ser um pais com dificuldades por causa do clima, não se desenvolveu na mesma velocidade que outros paises.
    os portugueses e espanhois, na colonização, utilizava-se da força dos menos favorecidos economicamente e exploravam.

    HÁ TAMBÉM A EXPLORAÇÃO, ATÉ HOJE, DOS BOIAS FRIAS (que não são negros necessariamente – cortadores de cana – nordestinos por exemplo)

    ninguém discirmina PELE, MILTON NASCIMENTO, MARTINHO DA VILA, ALCIONE, MAGUILA, CASSIUS CLAY, MICHEL JACKSON, RAY CHARLES, ROBINHO, RONALDINHO, VAMPETA, MARCELINHO CARIOCA, AMARAL, OBAMA, E TANTOS OUTROS. Porque não? Porque venceram.

    no instinto animal da preservação da espécie, o mais forte exerce a função de predador e extermina o mais fraco.
    na parte instintiva do homem (todos nós temos), discriminamos os fracos, os diferentes, os mal resolvidos, os desconhecidos, os desprotegidos. A regra é isso. INFELIZMENTE.

    a raiz do preconceito é instintiva. Quem usa a razão, SABE QUE TEM QUE SER CONTROLADO O INSTINTO, E DESENVOLVIDO A PAZ, A UNIDADE, A OPORTUNIDADE, A TOLERANCIA, O DIREITO À VIDA, etc…

  3. toma ai

    Dia da Consciência Negra
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    (Redirecionado de Consciência Negra)
    Ir para: navegação, pesquisa
    O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

    A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1534).

    Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

    Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

    O dia é celebrado desde a década de 1970, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a “generosidade” da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.

    A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

    [editar] Dados estatísticos
    Segundo o IBGE, no Brasil os negros são correspondentes a menos de 10% da população. Os chamados “pardos”, no entanto, que são mestiços de negros com europeus ou índios, chegam a um número próximo da metade da população.

    Entre a população negra jovem (especificamente no segmento de 15 a 17 anos), 36,3% cursaram ou cursam o ensino médio; entre os brancos, a parcela é de 60%. Entre aqueles que têm até 24 anos, 57,2% dos brancos haviam atingido o ensino superior, contra apenas 18,4% dos negros.

    O rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,00; já a dos negros é de R$ 409,00. Entre a parcela de 1% dos mais ricos do país, 86% são brancos.

Related Questions