Vi este tópico na Comunidade Filosofia para não filósofos no Orkut. Achei interessante mas não comentei devido à discussão está pra lá do meio…e dando o que falar.
Então, peço a opinião dos meus amigos do YR.
Segue o link aos interessados:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/03/070326_ministramatildedb.shtml
Abraços da Edla.
Bom feriado!
A ministra Matilde Ribeiro, titular da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), diz que considera natural a discriminação dos negros contra os brancos.
Em entrevista à BBC Brasil para lembrar os 200 anos da proibição do comércio de escravos pelo Império Britânico, tido como o ponto de partida para o fim da escravidão em todo o mundo, ela disse que “não é racismo quando um negro se insurge contra um branco”.
“A reação de um negro de não querer conviver com um branco, eu acho uma reação natural. Quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou”, afirmou.
Ribeiro disse que ainda vai demorar até que as políticas públicas implantadas nos últimos anos comecem a dar resultados concretos e diminuam a diferença econômica e social entre as populações branca e negra do país.
“Ainda temos muito o que fazer”, afirma, enumerando ações que já começaram, como na área de educação e saúde.
Ela diz que, embora a abolição da escravatura tenha chegado atrasada ao Brasil, hoje o país tem uma das legislações mais avançadas do mundo em relação a direitos iguais, mas ainda falta uma mudança de postura da sociedade.
Opine: É natural haver tensões entre negros e brancos?
Racismo é qualquer atitude moral que toma em conta antes que mais nada a suposta pertença de
alguém a um grupo que tem algum caráter físico notável. Por exemplo é racismo dizer que os japoneses são mais inteligentes. Ou dizer que os “negros” sao bons jogadores de futebol. Ou que só as loiras são bonitas, ou burras.
Uma pessoa que tem essa idéia é rancorosa e não tem capacidade para liderar programas ministeriais para a “IGUALDADE RACIAL”. E o pior é que muitos brasileiros tem esse pensamento ‘robinhoodiano’ de subtrair direitos de um e transferir para outros para que haja igualdade!!! Esses programas e cotas só gera ou amplia hostilidades entre grupos ou até afeta a auto-estima coletiva desses grupos.
Essa mulher é uma idiota…
Se eu fosse o entrevistador, teria perguntado: “‘Doutora’ Matilde, a senhora é nazista?”
Olá, Edla!
Discriminação contra brancos devido à cor de sua pele é racismo sim, da mesma forma que discriminar um negro unicamente pela cor de sua pele. Não apoiar a perpetuação histórica da escravidão é uma situação completamente à parte e muito mais abrangente, pois até hoje mulheres, homens e crianças, independente de cor, continuam prestando serviços escravos. Chamar uma pessoa de pela negra de macaca é tanta ignorância quanto chamar uma de pele branca de desbotada. Até porque todos sabemos, o que existe é a miscigenação. Cor de pele não é identidade, não é essência de ninguém, é só uma característica. E o mais importante que deveria pôr um ponto final em todas estas discussões: somos gente. Fazemos parte da mesma humanidade!!
Beijos, querida!
É preciso lembrar que todo e qualquer (repito: todo e qualquer) racismo é condenável. Temos que Lembrar que não foi só o negro que sofreu (ou mesmo sofre) por racismo, pois os índios até agora são como uma sub classe e me parece que pouco se faz para a devida integração entre eles e o restante do país. E também existem muitos outros tipos de racismos como os de classe, credo e etc…
Amiga Edla
Achar natural o negro ter preconceito é o mesmo que dizer que devemos nós, pagar por erros de nossos ancestrais.
Se assim fosse, chegaríamos a outros preconceitos.
Alguns negros andam com camisetas estampadas com o slogan, demonstrando seu orgulho da raça bem evidente.
Se um branco sair às ruas da mesma forma, se orgulhando de ser 100% branco, será execrado.
Privilegiar raças ou credos para encobrir culpas do passado só gera mais e mais racismo e preconceito.
A justiça humana/moral deve ter mesmo peso e medida para todos, mesmo que existam indivíduos carregados de histórias (que por vezes nem são mais deles).
Um abração
surgiu com a escravatura perdura até hoje . é certamente uma forma de racismo
Oi Edla Racismo só é quando um branco não gosta ou não se Relaciona com alguém de pele negra !!
mas o Negro não gostar de Brancos é Normalissimo !!
eu acho isso uma tremenda babaquisse pois o Brasileiro não é uma raça Pura de negro ou índio ou Português ou outra Raça qual quer tendo em vista que somos uma mistura de raça e cultura
os nossos antepassados se relacionaram e tiveram filhos misturando assim as raças que os seus filhos deram continuidade
um bjão de lú
Oi Edla!
Olha, eu considero essa discriminação racista também!
Somos todos iguais, pertencemos a uma mesma raça, que é raça humana, logo, qualquer forma de discriminação, seja de brancos em relação a negros ou negros em relação a branco é racismo e pura ignorância!
Um abraço!
Há milhares de tipos de discriminação no mundo inteiro. Cabe saber quais são boas e quais não. Devemos saber que a escravidão é um sistema de organização social que vigorou durante milhares de anos. Se este sistema foi abolido nas Américas, foi principalmente para acolher milhões de europeus, que não poderiam ser considerados como escravos no continente americano. Até os dias de hoje, os russos são considerados pela religião cristã, como escravos de Deus. Todos eles aceitam esta situação sem nenhum protesto, e são muito felizes do jeito que são.
Basicamente, qualquer discriminação racial ou religiosa é racismo.]
No caso da sua pergunta, deve-se levar em conta que de acordo com a História da Civilização os brancos sempre aparecem como dominadores, senhores de escravos.]
Dai que quando se fala em racismo, geralmente se está referindo aos negros, ou judeus, ou ciganos, outras etnias.
A maior discriminação, que se pode fazer é revidar a descriminação o sistema de cotas é discriminação contra brancos pobres o racismo negro são uma discriminação contra os negros;
e as pessoas esquecem que temos a mesma composição biologica alguns com mais melanina do que outros e outros com menos.
não, nao é racismo
nesse site monstra http://www.youtube.com/watch?v=5RedbC9napU