Manter a plebe rude desavisata, ignorante e satisfeita é o primeiro objetivo de quem a explora. O povo, ignorante de seu próprio tubo digestivo, é induzido a consumir açúcar refinado quando quer matar a sede e come gordura vegetal numa liga com farinha para matar a fome. O livro mais vendido é aquele que discute o uso sexual do tubo digestivo. Os olhares raramente se elevam acima dos semáforos e o pobre povo acha aceitável ficar numa fila, num congestionamento, iluminado por potentes holofotes e vigiado por câmeras controladas por quem lhe fornece drogas, álcool, um pouco de guloseimas e distração.
Por que um povo precisaria saber em que lugar do espaço ele vive? O que ele tem a ganhar com isso? Por acaso isso muda alguma coisa na extração de minério de ferro e na exportação de soja em grão e folha de fumo? Isso diminui o preço das prostitutas ou da gasolina?
O governo por acaso ganha alguma coisa com um povo que começa a descobrir o mais básico, a sua localização no espaço?
Então para que ensinar Astronomia? Isso pode diminuir a criminalidade e assim policiais, promotores, juizes, escrivãos, policiais, investigadores, legistas, muitos perderiam o emprego e a segurança deixaria de possibilitar o roubo industrial e constittucional dos recursos públicos. Quem se ocupa de astronomia não gasta combustível, não fica olhando para a televisão e não leva seu automóvel para contribuir com o congestionamento, que é um item importante na construção de um PIB próspero.
Para que Astronomia? Deixem o povo comer açúcar, ver televisão e acreditar em deuses.
A PERGUNTA SERÁ DELETADA EM 15 MINUTOS.
Em respeito às respostas postadas, não vou deletar a pergunta.
Os homens de bem devem acreditar que podemos fazer um mundo melhor, senão não poderiamos acreditar no futuro.
Eu tento fazer a minha parte, quando muitos preferem se calar.
Para que a humanidade abro os olhos e deixe de viver iludida com mundos imaginários.
Desde que a humanidade apareceu na terra, que ela é conduzida errada.
Estão ensinando coisas erradas ao povo, isso desde sempre.
Em cima dessa ignorância toda, as religiões deitam e rolam, e vendem algumas “verdades” que não são verdades.
Ou você prefere que a humanidade fique acreditando em certas coisas por mais alguns milhares de anos?
A violência do mundo, as mazelas sociais e tudo de ruim que acontece com a humanidade e o planeta, é resultado de muitas incompreensões.
Pense nisso.
Astronomia pode diminuir a criminalidade? Isso ai eu não sei, mas nunca conheci um astrônomo que tenha sido preso. Geralmente as pessoas que são presas são pessoas ignorantes, exatamente como você descreveu, então acho que o conhecimento pode mudar muita coisa.
Complementando o que o Zeca disse, Sagan achava que ciencia, para ele, é sinônimo de progresso e civilização.E se o conhecimento não for estendido à maior parcela possível da população, a própria democracia política funcionará mal.
Em um universo infinitamente grande, somos insignificantes e já é de grande ajuda sabermos nos situar no tempo e no espaço para não acabarmos consigo mesmos, como civilização.
>>Forte abraço …
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK… Foi a crônica mais hilária e sensacional que já li!! Dessa vez você se superou! Acho que vou largar o livro de crônicas latino-americanas de Llosa, Sabres e Utopias, e ficar só com essas cronicas do Sr. Wendel.
Como disse Carl Sagan, a astronomia é um grande exercício de humildade diante do vasto oceano cósmico.
Veja o vídeo:
.
A astronomia e as ciências em geral surgiram das perguntas mais fundamentais do ser humano: “quem sou”, “por que sou”, “onde estou”, “por que estou”. Carl Sagan dizia “eu sou um ser humano e preciso saber”. Há uma fome de conhecer, uma fome de se maravilhar, uma fome de entender tudo que está ao nosso redor. Esta fome é tão antiga quanto os mitos da criação e, na verdade, foi a voracidade desta fome que inspirou a criação de tais lendas – foram a primeira tentativa de dar resposta àquelas perguntas.
Quem não se faz estas perguntas é só uma “besta sadia, cadáver adiado que procria”, como dizia o poeta Fernando Pessoa. É só alguém que come, dorme, faz sexo, torce no futebol, vota por obrigação, e vive completamente alienado do fato que sua vida é única, e que vive em um mundo fantástico e terrível. É só mais um zumbi.