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Anônimo(a)

Dúvida enorme: Sobre Farol de Milha?

Galera, boa noite, eu gostaria de esclarecer uma dúvida que eu tenho sobre Faróis de milha, eu tenho um carro sem farol de milha, mas quero colocar, porém, eu quero saber umas coisas sobre isso, pois alguns amigos me disseram que o XENON é proibido no farol normal, mas no de milha não, ai que pintou mais dúvidas ainda, pois eu quero por tanto no de milha, quanto no normal a lâmpada de XENON, pois me alertaram que que é proibido no farol normal.
é ou não proibido?

e se for proibido, num tem um branco que eu possa usar não ?
eu tenho atualmente, um super-branco, mas eu quero mais branco ainda, não é pra cegar ninguém
é por que meu carro é azul, dai se eu por um xenon, vai combinar mais ainda com a cor dele.
E se eu usar o XENON original, de 8000k , quais os riscos que eu tenho de ser multado ?
Se alguma viatura me parar, se eu trocar de lâmpada na hora, da algum problema?

Tem alguma chance de uma patrulha da Civil ou PM me parar por causa dos faróis ?
Obrigado pela atenção galera.
Precisar estamos ai.

Felipe G.M.

Técnico em informática / Professor particular de Informática

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2 Answers

  1. Como motorista, eu detesto quando o carro atrás do meu está com Xenônio no farol. Além de ser ilegal, é quase imoral, pois além de ser um item originado do tunning, deixa carros de passeio muito feios.
    Uma lampada branca ou super branca tem o mesmo efeito e está dentro da lei.
    Nenhum carro precisa de 8.000 kelvins ou mais de iluminação no faról, quem coloca, o faz para chamar atenção, mas o efeito é contrário.
    No faról de milha é válido, e está dentro da lei, pois sua função é específica e o risco de causar acidente é quase nulo, pois ilumina numa faixa de visão distante da do motorista que conduz o carro da frente, por exemplo.
    Carro com faról de milha fica com visual mais agresivo, dentro da lei e pode ser usada quase qualquer tipo de lampada.

  2. Segundo a resolução 294 do Contran, só poderão rodar com faróis de xenon carros que possuírem sistema de regulagem de altura das lâmpadas quando há desníveis na pista ou sobrecarga no porta-malas, inclinando a frente do veículo e direcionando o facho de luz de forma que não atrapalhe outros motoristas.
    Outra obrigatoriedade são os limpadores de farol, para que a sujeira não mude a direção do facho. Este tipo de equipamento vem instalado de fábrica somente em carros de luxo e não existem kits de adaptação à venda no Brasil.
    Com essas novas obrigatoriedades, é mais do que certo que todos que instalaram kits nos seus carros terão que retirá-los. A multa para quem contrariar a nova regra será de R$ 127 e retenção do veículo, além de ser classificada como infração grave.
    O Xenon é capaz de iluminar até três vezes mais e consumir 40% de energia do que uma lâmpada comum, porém dependendo do kit ou mesmo da procedência do mesmo, podem causar cegueira momentânea, e consequentemente acidentes. Teste feitos em laboratório mostram que veículos equipados de série com o equipamento tem facho de luz bem definido, o que não acontece nos carros com o kit instalado em oficinas. Outro problema é a substituição das lâmpadas de forma indevida, uma vez que a instalação exige um projeto especifico para o carro.
    Há grande chance de que uma patrulha/blitz se interesse em parar seu veículo pela fácil identificação do uso não permitido destes faróis.

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