A Yamaha YBR 125 Factor tem afogador? Em dias frios, tem que puxá-lo e esperar um pouco para o motor esquentar??
pergunto pois a CG 150 Titan, que tem injeção eletrônica, não tem afogador e nem precisa esquentar o motor no frio. Já da YBR, que mudou a um tempo atrás (apesar de ainda não ter injeção eletrônica), não faço ideia de como seja.
Sim amigo, apesar do carburador ser eletronico, ele tem afogador igual aos modelos anteriores!
Amigo a YBR tem afogador mas nem sempre precisa ser acionado com o motor frio, só com o tempo muito frio.
Embora a A YBR Factor tenha um sistema de alimentação com componentes eletronicos auxiliares, ela ainda é uma motocicleta com carburador, ou seja possue afogador como todas as demais motocicletas com sistema de alimentação com carburador.
Nos motores carburados, o afogador é um dispositivo para auxiliar a partida, em especial nos dias frios, ou quando a motocicleta fica alguns dias parada.
Ja nos motores com injeção eletronica, essa função é feita por um gerenciamento eletronico que realiza automaticamente a injeção de combustivel para partida.
IMPORTANTE: O Sistema de partida a frio auxiliar, seja, manual/mecanico ou automatico/eletronico tem apenas a função de fazer o motor funcionar.
Esquentar o motor quando a motocicleta ficou parada alguns dias ou então nos dias frios independente da motocicleta ser carburada ou injeção eletronica é uma pratica posiitiva que ajuda na durabilidade e conservação do motor.
OUTRA CURIOSIDADE IMPORTANTE: Quando a motocicleta fica parada por um determinado tempo o oleo do motor se acumulado na parte inferior e quando o motor começa a funcionar a bomba de oleo faz o oleo circular por todo o motor, portanto no momento que damos a partida o oleo leva alguns segundos para circular todo o motor e lubrificar completamente todas peças, portanto o ideal é não acelar altos giros imediatamente após a partida. O ideal é ligar a motor fazendo funcionar em marcha lenta e ir elevando os giros gradativamente, e depois então quecer um pouco o motor antes de sair. Essa pratica simples pode aumentar muito a vida util do motor.
Tomás André dos Santos – Tasmotos – Sorocaba – SP
Os motores injetados não possuem afogador e nem reserva, torneira de reserva…E aconselhável que se trafegue sempre com uma boa quantidade de combustível, para não ficar a pé…Pois pouco combustível estraga as bomba..
As motos carburadas tem afogador e reserva de combustível, salve a Bis.