acontece q alguem recenemente me disse que as arterias do humano nos braços so vao ate a metade do antebraço, nao chegando às maos, achei isso muito estranho pois nas maos tambem existem celulas que precisam de sangue arterial para se nutrirem, entao gostaria de saber se realmente existem arterias nas extremas partes dos membros. Outra duvida que eu tenho é se e possivel diferenciar o sangue arterial do sangue venoso a olho nu(sei que existe uma diferença, sendo o arterial mais claro, mas queria saber se aolho nu e possivel diferenciar). Agradeço a todos.
Bem, as artérias chegam sim até a ponta dos dedos. Se colocar seu dedo indicador e médio no seu pulso, conseguirá sentir pressão, e como já deve saber, só existem pressão em artérias. O corpo distribui igualmente as artérias e veias ao longo do corpo, e uma região não sobreviveria sem artéria ou sem veia, logo apodreceria, pois as celulas lá presentes não se alimentariam nem se reproduziriam.
E penso que a olho nu não é possivel identificar a diferença entra sangue venoso e arterial.
Um Abraço !
Introdução :
Ao contrário das veias, que conduzem o sangue desoxigenado de volta ao coração, as artérias levam o sangue rico em oxigênio para todo o corpo. Isto se dá através do sistema circulatório.
O sistema circulatório também chamado de sistema cardiovascular é constituído por: coração, vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares). É o responsável, através do transporte do sangue, pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias dos e para os tecidos do corpo. Também, é essencial à comunicação entre vários tecidos.
Conhecendo as artérias
As artérias são vasos sanguíneos que conduzem o sangue com grande pressão, uma vez que este, deverá chegar a todas as partes do corpo levando oxigênio e nutrientes a todas às células.
A pressão arterial máxima é conhecida como sistólica e ocorre quando o coração se contrai. A mínima, é chamada de diastólica e ocorre entre os intervalos das contrações.
Essa variação que ocorre na pressão das artérias, gera a pulsação característica arterial, que pode ser facilmente percebida através de verificação no pulso e também no pescoço. Sua atividade é vital, pois é ela que indica se há ou não atividade cardíaca.
Quanto a sua classificação, as artérias podem ser classificadas da seguinte forma:
Artérias pulmonares – conduzem o sangue sem oxigênio aos pulmões, onde será realizada a troca de Co2 por O2.
Artérias sistêmicas – conduzem o sangue em direção as arteríolas e, finalmente, aos capilares, para que então, através deste, que é o mais fino de todos os vasos sanguíneos, ocorram as trocas vitais para o funcionamento do organismo.
Artéria aorta – possui o maior calibre e recebe o sangue com grande pressão diretamente do ventrículo esquerdo do coração. É através dela que se ramificam todas as demais artérias.
Arteríolas – ajudam no controle da pressão sanguínea e são as responsáveis por conduzir o sangue aos capilares, onde ocorrem todas as trocas necessárias ao equilíbrio orgânico.
Sistema arterial
O sistema arterial possui basicamente a propriedade de condução e distribuição do volume sanguíneo aos tecidos, e de variação da resistência ao fluxo de sangue2, para a manutenção da pressão intravascular e da adequada oferta de fluxo.
Sistema venoso
O sistema venoso3 possui a propriedade de variação da sua complacência, para permitir o retorno de um variável volume sanguíneo ao coração4 e a manutenção de uma reserva deste volume.
Beijocas…