Eu queria saber para que serve o flap dos avioes na subida e na descida e como uso ele???
Anônimo(a)
Asked: 20 de janeiro de 20112011-01-20T15:23:36-02:00 2011-01-20T15:23:36-02:00Aviação
Duvida sobre o flap, dos avioes?
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Os Flaps são dispositivos Hipersustentadores , ou seja , servem para aumentar a sustentação do Avião, durante as fases de Decolagem, Subida , Decida e Pousos.
Basicamente troca-se Velocidade por Área de Asa, ou seja a medida que os Flapes são estendidos aumenta-se a curvatura e em alguns casos também o tamanho da asa, podendo-se voar mais lentamente, logo durante a decida e o pouso o Avião pode manter a mesma sustentação estendendo os seus Flapes e ao mesmo tempo reduzir a sua velocidade, o que possibilita uma velocidade de aproximação e pousos menores.
Já nas fases de Decolagem e Subida, o uso dos Flapes possibilita um ângulo de subida maior com uma velocidade menor sem perda sustentação.
* Editado 3 dias atrás
O Flap serve para melhorar a sustentação da aeronave em velocidades menores do q a de cruzeiro por exemplo. Tanta na subida quanto na descida, serve para valorizar a velocidade que a aeronave está usando.
Os Flaps são utilizados tanto no Pouso quanto na Decolagem.
POUSO:
Na aproximação para o pouso permite que a aeronave reduza a sua velocidade de aproximação, evitando o estol. Com isso a aeronave pode tocar o solo na velocidade mais baixa possível para se obter a melhor performance de frenagem no solo.
DECOLAGEM:
Ao fazer a decolagem, usa se os Flaps para produzir a melhor combinação de sustentação (máxima) e arrasto (mínimo), permitindo que a aeronave percorra a menor distância no solo antes de atingir a velocidade de descolagem.
Olá Gabriel! Tudo bem?
Então, tenho o maior prazer em responder sua pergunta pois adoro a complexidade técnica de uma aeronave!!
Vamos lá!
Sumário:
737= é um modelo de aeronave civil mais vendido no mundo, no Brasil suas operadoras são a Gol, Webjet e VRG.
Knots= medida usada para medir a aerodinâmica da aeronave, entre outras palavras, a velocidade.
Estolar= em inglês STALL é quando a aeronave esta em uma velocidade muito baixa para se manter no ar e para manter suas superfícies de comandos ativas, então, ele cai.
LINK para facilitar seu entendimento:
-http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://img122.imageshack.us/img122/9793/aeroqw7.jpg&imgrefurl=http://algol.fis.uc.pt/quark/viewtopic.php%3Ff%3D7%26t%3D135&usg=___GHypw0WrPyBeXdYrLtdltYWhKU=&h=480&w=640&sz=55&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=Pcs51MxCHKrV9M:&tbnh=146&tbnw=195&ei=nM04TYXzMYSosQPkhMHeAw&prev=/images%3Fq%3Daerodinamica%2Bda%2Basa%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26rlz%3D1R2TSNA_pt-BRBR392%26biw%3D1328%26bih%3D619%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=341&vpy=83&dur=1123&hovh=194&hovw=259&tx=158&ty=110&oei=cs04TamAKYWKlwfdvsjhBg&esq=13&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:1,s:0
As aeronaves, hoje em dia, precisam decolar e pousar em pistas que não são grandes o suficiente para eles pararem na hora do pouso em uma velocidade normal (no caso vamos com o exemplo do 737 . 250 Knots é a velocidade mínima para ele) ou para decolarem na velocidade segura (no 737 a velocidade segura para decolagem SEM os flaps são de 200 knots). EM muitos simuladores você consegue decolar com 170 knots sem o flap, mas isso nem sempre é possível no 737 pois temos que considerar o peso. Mas como decolar e pousar em pistas curtas com uma velocidade baixar sem estolar?
A resposta estava na aerodinâmica da asa de uma aeronave.[Acesse o primeiro link] Na imagem vemos alguns riscos, eles representam as moléculas do ar, vemos que esse desenho e um perfil de uma asa, todas elas São feitas nessas bases. As moléculas de ar passam mais rapido por cima do que por baixo, com isso as moléculas de cima se extendem deixando buracos de vácuo entre elas que puxam a aeronave para cima. então eles pensaram, “se nos aumentarmos a aérea de cima da asa e aumentarmos as de baixo o resultado será maior!” então inventaram o flap que serve para três aplicativos:
1-o flap e voltado para baixo desde 1 grau de Inclinação ate 45 graus ( no 737) quanto mais voltado para baixo mais sustentação ele produz para aeronave
2-mais aérea de superfície mais sustentação ele produz sem aumentar o arrasto
3- quanto mais inclinado para baixo a superfície de CIMA da asa , mais vácuo ela produz e mais elevação.
Ou seja resumo básico, para a aeronave descer bem devagar sem estolar é preciso de flaps, quanto mais devagar a aeronave, maior o grau do flap é preciso, nas aeronaves civis a manete do flap se encontra ao lado dos manetes do acelerador. No Flight Simulator X os comandos através do teclado para estender e recolher o flap são o F6 e F7:
Estender- F7
Recolger- F6
Então o flap serve para dar sustentação na hora do pouso e decolagem quando a aeronave esta em baixa velocidade e os comandos no Flight Simulator X são o F6 e F7 !
Bom, espero ter-lhe oferecido uma ótima explicação!!
Té mais Gabriel!!
Os Flaps são dispositivos Hipersustentadores , ou seja , servem para aumentar a sustentação do Avião, durante as fases de Decolagem, Subida , Decida e Pousos.
Basicamente troca-se Velocidade por Área de Asa, ou seja a medida que os Flapes são estendidos aumenta-se a curvatura e em alguns casos também o tamanho da asa, podendo-se voar mais lentamente, logo durante a decida e o pouso o Avião pode manter a mesma sustentação estendendo os seus Flapes e ao mesmo tempo reduzir a sua velocidade, o que possibilita uma velocidade de aproximação e pousos menores.
Já nas fases de Decolagem e Subida, o uso dos Flapes possibilita um ângulo de subida maior com uma velocidade menor sem perda sustentação.
Serve para dar resistência ao voo e também diminuir a velocidade. Serve geralmente para voar muito devagar sem que o avião caia e também para declar e pousar. Cada avião tem uma quantidade diferente de flaps e cada flap é usado até uma determinada velocidade, isso depende do avião.
na subida normalmente nao usa flap só se vc querer fica divagar e comecar a decer e na decida é pra nao pega a velocidade maxima com o aviao e pousar.
serve para ascender e descer o avião, serve para mudar a infulencia do vento sobre a asa é uma questão de aerodinâmica