Bom dia, eu sou técnico em mecânica e trabalho em uma empresa de perfuração de poços de petróleo. Temos um equipamento que é composto de um motor diesel de 500hp e uma bomba alternativa equivalente pra esse motor só que o que transmite a força do motor para bomba é somente um conversor de torque e um eixo cardan. Gostaria de saber se é certp ou teria que ter uma caixa de marchas ou outro tipo de transmissão. Obrigado.
É certo sim.O motor esta exercendo a função de estacionário.
Como a rotação do conjunto fica fixa, desnecessário caixa de velocidades.
Acho que deva ser desnecessário o uso de uma caixa de marchas para isto por que , ela com este regime de rotação a potência do motor consegue perfurar a maioria dos tipos de solo .Acho que somente se fosse perfurar pedra se justificaria uma redução através de caixa de marchas.Um caixa de marchas se justifica em um caminhão por que não se sabe de imediato o tipo de terreno que se vai encontrar pela frente e neste caso em uma subida íngreme se precisa do máximo de força e rotação possível e é por isso que existe a caixa de cambio, mais no caso de se perfurar um poço nos estudos preliminares já se sabe o tipo de terreno e a maquina indicada para isso.
É como um motor estacionário ou é mesmo estacionário. A cx de mudanças transmite para o eixo cardã e serve para diferenciar força e velocidades. Como nesse caso é usar ou não usar força creio que dispensa o uso da cx de marchas.
http://www.google.com.br <-- Pesquisa lá meu amor, nesse site de PESQUISA você pode encontrar qualquer coisa, basta é claro, PESQUISAR.Sorte aii! =D