“Eloqüência positiva é aquela que persuade com doçura, não com violência, ou seja, como um rei, não como um tirano.”- Blaise Pascal.
☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀
A fábula do vento e o sol
O vento e o sol começaram a discutir quem era mais forte. O vento disse: “vou provar que sou o mais forte. Vê aquele velhinho lá em baixo? Aposto que consigo tirar o casaco dele mais depressa que você”. Assim o sol se escondeu detrás de uma nuvem e deixou o vento soprar até quase se transformar em um furacão. Porém quanto mais forte soprava, tanto mais o velhinho se embrulhava no casaco.
Finalmente o vento se acalmou e desistiu. Quando o sol ressurgiu, apenas sorriu levemente para o velhinho, e este secando o suor da testa com a mão, tirou o casaco.
O astro-rei disse então ao vento:
” A bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a
violência.
Autor desconhecido.
☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀
Fonte da fábula: http://www.maisbelashistoriasbudistas.com/outras.htm
Então… tá.
Principalmente com relação a criação e educação de nossos filhos. Quanto mais bondade e amabilidade tivemos com relação aos nossos filhos melhores serão os resultados.
Um ótimo dia para você.
Lendo isso lembrei-me de um provérbio bíblico que diz:
“A palavra branda, desvia o furor”
Enfim amiga, sem dúvida quando chegamos ao coração todas as portas se abrem com maior facilidade, já pela força podemos nos deparar com uma força antagonicamente mais resistente, então acontece como o exemplo do vento, a porta se fecha ao invés de abrir-se.
A doçura pode ruir represas…!
Bjão!
Hum! Que lindão menina!
Não há mais palavras a acrescentar né… Foi dito tudo e em
uma forma maravilhosa e simples.
Beijos!
“A eloqüência é a pintura do pensamento”;
Linda fábula, amiga Semeadora.
Nem sempre a violência e a agressão são a melhor maneira de resolucionar nossos problemas. A doçura, a inteligência e a compreensão,serão sempre as que se colocam em primeiro lugar.
Beijo.
Mesmo suave, ainda se trata de persuasão.
Persuasão que pode levar os desorientados e fracos de mente a cometerem barbaridades, como qualquer um que esteja disposto a tirar a própria vida e a dos outros em nome de uma ideologia.
Em algum momento no passado toda pessoa que comete atos assim foi persuadida por uma pessoa, um livro, um exemplo, etc.
Continue questionando!
Isso é uma verdade incontestável.
Muitos conseguem as coisas de modo coercitivo, e assim não tem o valor devido.
Com amabilidade, se consegue as coisas de modo que o outro faça porque quer, com toda a boa vontade e isso não tem preço.
Abçs.
Olá! Semeadora
Sim, pois talento em convencer ao falar não significa confirmação de êxito. Não é preciso exaltar-se ao subir uma montanha, pois antes de chegar-se ao topo existem os obstáculos. As palavras brandas desviam o “furor”, mas as agressivas trás a negatividade ” fúria e violência” sem bons resultados. O ato de bondade e amabilidade não tem o objetivo de induzir, e sim, se faz concretizar com calma e humildade, sem “persuadir” na intenção de convencer algo que ainda não aconteceu, ou talvez poderá ter êxito de fato. O sol demonstrou claramente ao vento através de exemplo!!
Bjkas de Paz!!!
essa parábola n faz mto sentido, mas td bem…
sim, com certeza, detesto agressividade..
gosto de pessoas tranquilas e doces…
bjokas
Te confesso que não consegui entender a parabola, mas como toda a parabola é mais interessante e produtiva em uma segunda leitura.
O próprio conceito de eloquencia está definido a partir das palavras.