Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Em uma historia pode ser narrar assim?

a 1º pessoa passa para 3º depois quando o personagem nao estver na sena, depois quando ele estiver presente volta para primeira pessoa? ou fica estranho?

You must login to add an answer.

5 Answers

  1. Podes e deve.Quando as personagens dialogam há sempre a primeira pessoa e quando o narrador entra sempre terceira pessoa.

  2. Olá!!!

    Um narrador atua como “uma voz”, a qual “conta”(narra a estória).
    Na narratologia (estudo do narrador), o fato de este ser em 3ª ou 1ª pessoa, é muito relevante.
    Pense… Um narrador, em terceira pessoa conta oque passa em uma cidade, ações de vários personagens (algumas vezes até oque estão pensando).
    Este privilégio não está disponivel para o narrador de 1ª pessoa. Motivo: Ele faz parte da estória narrada. Pense na narrativa como um mundo paralelo. Os habitantes deste mundo, estão limitados aos seus sentidos (olhos, audição), e a quantidade de informações e experiências acumuladas no decorrer da estória (estão limitados, narrando de seu ponto de vista, a primeira pessoa).
    Qual narrador poderia ter este dom, alternando entre o pico da montanha (fora da estória, 3ª pessoa), e ao mesmo tempo dentro e limitado pela tempo e espaço da estória (1ª pessoa)?

    Dica: Você poderia fazer uma narração em terceira pessoa, mas alguns capítulos, ou trechos, poderiam ser um diário (uma perspectiva e julgamentos em primeira pessoa, de algum personagem). Seria interessante colocar estes dois pontos de vista: Do narrador que vê, sabe tudo, e o narrador que faz parte da estória (com seu julgamento e perspectiva de visão limitadas). Confrontar um estilo, com outro “1ª pessoa x 3ª pessoa”, seria um interssante “jogo literário”.

    Ou ainda, algum narrador conta uma estória (narrador personagem). Ex: Preso político da época da ditadura, contanto uma sucessão de fatos, dos quais participou. Obviamente, este narrador contará uma estória de uma perspectiva limitada (ele também faz parte do mundo narrado, não possuindo capacidades de narrar oque ocorre na casa do bairro vizinho, se ele não participou do ocorrdio. Ele “não é X-man”, mas um mero personagem).

    Esta questão levantada por você é interressante. Na literatura, um narrador externo possui “onisciência” (“meio Deus”). Sabe de tudo e está fora da estória. Uma característica deste narrador, e a confiança no que está sendo narrado (ele não participa da estória, e possui um julgamento mais completo, assim como melhor perspectiva).

    Já um narrador em primeira pessoa, não é confiável. Sua narração depende de como ele julga ou entende as coisas que narra (ele “é mero mortal na estória”). Não usufrui de privilégios como comentar o pensamento de personagens (quando existe um narrador em 3ª pessoa, com focalização interna, focando na mente das personagens).

    3ª pessoa: Heterodiegético (com focalização interna ou não).

    1ª pessoa: Autodiegético: Conta a sua história, através de seu ponto de vista. Caso o narrador não esteja falando sobre si, mas ainda continua sendo personagem, ele é homodiegético (tão mortal e limitado como o autodiegético, pois participa da estória).

    Leia com calma…

    Abraço!!! (legal seu interesse pela literatura, parabéns!!!)

    🙂

Related Questions