Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Engenharia civil, dúvidas de um calouro!?

Bem, eu passei no primeiro vestibular que eu disputei, prestei para engenharia civil na ufba. Fui selecionado para o segundo semestre do curso, as aulas começam dia 15 de agosto.Terminei o ensino médio agora (2010) com 17 em escola pública, tendo aqueles velhos problemas: falta de professores, assuntos não visto, etc. Não me gabando, eu fui o primeiro da minha cidade (uma colega minha tbm passou ‘a única tbm -m. veterinária’) a passar sem cursinho em um vestibular de uma federal. Entretanto, estou preocupado com o curso, eu sei que é barra “difícil, logo no primeiro semestre.
Anteriormente eu tinha o estigma que não aprendia exatas, isso mudou quando eu decidir estudar para entrar para uma faculdade de engenharia, não imaginava que o resultado viria tão rápido, passei na UFBA, pelo sisu passei na UNIVASF e ganhei uma bolsa do prouni para eng. mecânica. Estudei livros de matemática da coleção Dante da 7ª ao 1º e física um livro V.único de Alberto Gaspar que eu consegui terminar a parte de mecânica toda. Porém certos assuntos “inclusive no vestibular” eu sinto que não absorvi bem ou não lembro, é como no momento que eu estou estudando eu sei perfeitamente, mas depois eu esqueço. Nesse 6 meses eu vou estudar: equações algébricas, potências, equações, funções, relações métricas, teorema de talles e Pitágoras e trigonometria (tomara que eu termine a tempo e esse estudo seja proveitoso). A minha dúvida é se a faculdade ou o curso é esse monstro msm? Se eu estudando, me matando de estudar eu levo o curso bem, msm sem ter uma boa base?
Obs: eu não quero ser lembrado por ter passado em uma federal e tomado Pau lá dentro.
E em relação ao ensino médio em matemática eu vi: 1º ano- conjuntos e tudo de função, 2º ano- Função expondencial, Log, PA, e 3º ano- Análise combinátoria, Binomio de Newton e Probabilidade. Pronto vi apenas isso, os professores faltavam e ainda eram poucas aulas.
Por favor respondam…
Obg e perdão pelo texto grande!

You must login to add an answer.

1 Answer

  1. Parabéns pela sua iniciativa! Acabei de me formar em física na UFBA. E fui aprovado em Arquitetura, também na UFBA. Ou seja, tenho curso superior, mas sou calouro.
    Não sou o dono da verdade. Mas posso te dar algumas dicas.

    1- De um modo geral, os cursos considerados ciências exatas possuem uma dificuldade acima da média. Porque tais cursos tem um idioma próprio: A matemática. É por isso que engenheiros, químicos, físicos e outros profissionais dessa área estudam muito. Se eles não dominarem a linguagem matemática, eles terão dificuldade para acompanhar o curso.

    2- Sendo assim, se você tiver dificuldades você não será o único e não será alguém inferior por isso. No entanto, já percebi em teu discurso um aspecto que nem todo estudante tem: A auto-disciplina. É assim mesmo. Parece que você não estudou trigonometria. E você a usará quando estudar limites, derivadas e integrais. Então aprenda trigonometria.

    3- Na universidade você terá que se acostumar com a falta de tempo. O assunto que a gente estuda no ensino médio em uma unidade a gente vê na ufba em mais ou menos em uma semana. Muitos estudam em grupo e isso pode ser bom. Mas tome cuidado com aqueles colegas que deixam tudo para cima da hora. Na UFBA você não pode deixar acumular assuntos. E também procure estudar com quem quer realmente compartilhar conhecimentos. Evite aqueles colegas que recebem de você ajuda e no mesmo momento, quando você procura sua ajuda, ele … não sabe ou não tem tempo. Também: Gente egoísta tem em qualquer lugar. Nem todo mundo te ajudará.

    4- Talvez você não saiba mas, limites derivadas e integrais são vistos em alguns estados no ensino médio. Eu sou da Bahia e estudei no CEFET, atual IFBA. E lá eu estudei tais assuntos. Procure algum livro de ensino médio que tem tais assuntos e os estude. Assim, você já entrará mais maduro. Esses assuntos são uma espécie de pré-cálculo. Procure a coleção “FUNDAMENTOS DE MAEMÁTICA ELEMENTAR” do Gelson Iezzi e outros autores. Na Biblioteca Central da Ufba você encontra. São 11 volumes com todo o ceonteúdo do ensino médio. Não me lembro em que volume estão limites derivadas e integrais. Mas isso você olha na contra-capa do livro. Ou, se você tiver na sua cidade ou em casa algum livro que tenha LIMITES, já vai ser de grande ajuda.

    5-Sem mais, boa sorte. Se quiser mais alguma coisa: [email protected]
    Este é meu e-mail. E parabéns pela aprovação. Só não vou curtir com tua cara porque eu também sou calouro. KKKKK……

Related Questions