Bem, eu passei no primeiro vestibular que eu disputei, prestei para engenharia civil na ufba. Fui selecionado para o segundo semestre do curso, as aulas começam dia 15 de agosto.Terminei o ensino médio agora (2010) com 17 em escola pública, tendo aqueles velhos problemas: falta de professores, assuntos não visto, etc. Não me gabando, eu fui o primeiro da minha cidade (uma colega minha tbm passou ‘a única tbm -m. veterinária’) a passar sem cursinho em um vestibular de uma federal. Entretanto, estou preocupado com o curso, eu sei que é barra “difícil, logo no primeiro semestre.
Anteriormente eu tinha o estigma que não aprendia exatas, isso mudou quando eu decidir estudar para entrar para uma faculdade de engenharia, não imaginava que o resultado viria tão rápido, passei na UFBA, pelo sisu passei na UNIVASF e ganhei uma bolsa do prouni para eng. mecânica. Estudei livros de matemática da coleção Dante da 7ª ao 1º e física um livro V.único de Alberto Gaspar que eu consegui terminar a parte de mecânica toda. Porém certos assuntos “inclusive no vestibular” eu sinto que não absorvi bem ou não lembro, é como no momento que eu estou estudando eu sei perfeitamente, mas depois eu esqueço. Nesse 6 meses eu vou estudar: equações algébricas, potências, equações, funções, relações métricas, teorema de talles e Pitágoras e trigonometria (tomara que eu termine a tempo e esse estudo seja proveitoso). A minha dúvida é se a faculdade ou o curso é esse monstro msm? Se eu estudando, me matando de estudar eu levo o curso bem, msm sem ter uma boa base?
Obs: eu não quero ser lembrado por ter passado em uma federal e tomado Pau lá dentro.
E em relação ao ensino médio em matemática eu vi: 1º ano- conjuntos e tudo de função, 2º ano- Função expondencial, Log, PA, e 3º ano- Análise combinátoria, Binomio de Newton e Probabilidade. Pronto vi apenas isso, os professores faltavam e ainda eram poucas aulas.
Por favor respondam…
Obg e perdão pelo texto grande!
Parabéns pela sua iniciativa! Acabei de me formar em física na UFBA. E fui aprovado em Arquitetura, também na UFBA. Ou seja, tenho curso superior, mas sou calouro.
Não sou o dono da verdade. Mas posso te dar algumas dicas.
1- De um modo geral, os cursos considerados ciências exatas possuem uma dificuldade acima da média. Porque tais cursos tem um idioma próprio: A matemática. É por isso que engenheiros, químicos, físicos e outros profissionais dessa área estudam muito. Se eles não dominarem a linguagem matemática, eles terão dificuldade para acompanhar o curso.
2- Sendo assim, se você tiver dificuldades você não será o único e não será alguém inferior por isso. No entanto, já percebi em teu discurso um aspecto que nem todo estudante tem: A auto-disciplina. É assim mesmo. Parece que você não estudou trigonometria. E você a usará quando estudar limites, derivadas e integrais. Então aprenda trigonometria.
3- Na universidade você terá que se acostumar com a falta de tempo. O assunto que a gente estuda no ensino médio em uma unidade a gente vê na ufba em mais ou menos em uma semana. Muitos estudam em grupo e isso pode ser bom. Mas tome cuidado com aqueles colegas que deixam tudo para cima da hora. Na UFBA você não pode deixar acumular assuntos. E também procure estudar com quem quer realmente compartilhar conhecimentos. Evite aqueles colegas que recebem de você ajuda e no mesmo momento, quando você procura sua ajuda, ele … não sabe ou não tem tempo. Também: Gente egoísta tem em qualquer lugar. Nem todo mundo te ajudará.
4- Talvez você não saiba mas, limites derivadas e integrais são vistos em alguns estados no ensino médio. Eu sou da Bahia e estudei no CEFET, atual IFBA. E lá eu estudei tais assuntos. Procure algum livro de ensino médio que tem tais assuntos e os estude. Assim, você já entrará mais maduro. Esses assuntos são uma espécie de pré-cálculo. Procure a coleção “FUNDAMENTOS DE MAEMÁTICA ELEMENTAR” do Gelson Iezzi e outros autores. Na Biblioteca Central da Ufba você encontra. São 11 volumes com todo o ceonteúdo do ensino médio. Não me lembro em que volume estão limites derivadas e integrais. Mas isso você olha na contra-capa do livro. Ou, se você tiver na sua cidade ou em casa algum livro que tenha LIMITES, já vai ser de grande ajuda.
5-Sem mais, boa sorte. Se quiser mais alguma coisa: [email protected]
Este é meu e-mail. E parabéns pela aprovação. Só não vou curtir com tua cara porque eu também sou calouro. KKKKK……