Este sonho eu tenho ao inicio do ano no primeiro mês eu sonho com tudo de ruim que vai acontecer na minha vida e com pessoas relacionadas a min ou próximas a min,depois que eu tenho o sonho na noite seguinte eu fico meio paralizado quando estou prestes a dormir e vem a minha mente datas horarios alguns nomes,é tudo muito confuso nem sempre eu concigo os interpretar mas quando aquilo acontece fica tudo claro a hora o nome a data fica tudo claro e eu vejo que eu ja sabia que ia acontecer aqui parecer é muito estranho.Voces acreditan em min?Poden me ajudar a aprender a interprestar estes sonhos?
Sonhos iguais a este são comuns e muito perturbadores,pois temos a “sensação” de estarmos completamente entorpecidos e incapazes de mover nosso corpo.
Nosso sono se organiza em ciclos(como em tudo na vida e na natureza).
É durante o sono REM que as nossas lembranças são organizadas e classificadas.
É exatamente neste momento que a constelação dos arquétipos do nosso inconsciente é acionado, como se tivéssemos um fichário e várias gavetas que todas as noites vamos arquivando nossos conteúdos pessoais.
E é neste ciclo do sono ( e do sonho) que mora a grande riqueza de estabelecer um diálogo entre nós e nossos sonhos, pois se o sonho influi no conteúdo das memórias, ele influi também no conteúdo da consciência.(no nosso cotidiano então)Já que é o sonho a ponte que faz a ligação entre consciente e inconsciente.
Durante esta fase ocorre mesmo uma paralisa de quase toda musculatura do corpo, porque de outra forma sairíamos executando tudo o que o sonho induzisse, já pensou como seria estranho e perigoso?
O que acontece é que esta paralização dos músculos (causada por neurotransmissores) pode permanecer por algum tempo depois que a pessoa recobra o estado normal de vigília.
(os músculos continuam travados…tamanha foi a energia utilizada neste “arquivo” mental.)
Quando sonhamos e acordamos paralisados é bom que reflitamos até onde não aceitamos a transitoriedade na vida, e o quanto a impermanência nos incomoda .
É a utopia de que ontem foi melhor do que hoje se transformando numa constante na vida, numa tratativa inútil de “fugir do presente” que muitas vezes é assustador, e permeado de sofrimento.
Dizer que antigamente foi melhor do que agora, é sim saudável, poeticamente quem sabe, sentir uma melancolia, uma saudade do que foi bom, mas quando isto se torna repetitivo há de se pensar até onde não é uma atitude “paralisante”na vida.
Voltando ao seu sonho, veja:
Cada um de nós elabora pra si seu próprio segmento do mundo e com ele constrói seu sistema privado, para o seu próprio mundo, muitas vezes cercado de paredes estanques….que delimitam a expansão…a grandeza do que nossa alma poderia – e quer ser e viver.
Entre a consciência e o inconsciente existe uma área limítrofe que regula estas duas esferas do saber psíquico, e é aqui que a “paralisia”corporal permanece quando sonhamos assim…é como se fosse um sonho dentro do sonho (Sonhos lúcidos. )
Perceber que o sonho acontece não com os conteúdos que conhecemos de nós, pelo contrário, é pra isto que ele existe, pra nos mostrar o que não sabemos ainda.(Por isto o choque…o que conhecemos com o que desconhecemos).
Há algo nesta “demarcação” pessoal precisando ser “olhada”com mais carinho.
E um sonho destes é com certeza um desejo impossível de querer imputar a imutabilidade no tempo!
Obs:
Quando estes sonhos forem muito freqüentes é bom consultar um médico, pra que seja feita uma avaliação se não é sintoma de apnéia ou outras patologias ligadas ao sono.(mesmo assim a mensagem onírica segue a mesma linha reflexiva, a doença seria apenas um sintoma físico do que já existe na alma)