EXERCÍCIOS PARA A VOZ?
EU FALO, PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA, PARA UM PÚBLICO DE 150 PESSOAS NO MÍNIMO. SÓ QUE AGORA TENHO 14 ANOS, E MINHA VOZ ESTA MUDANDO, DANDO AGUDOS, FALHANDO, ETC, COISA DE ADOLESCENTE.
GOSTARIA DE SABER, SE EXISTE EXERCÍCIOS PARA A VOZ QUE ME AJUDE NESSE SENTIDO. NÃO SÓ PARA A VOZ, MAS PARA EU FALAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL, SEM AGUDOS, FALHAS, ETC…
– Evite alguns alimentos, pelo menos antes de falar (chocolate, leite, café, bebida acoólica) e tudo mais que você sentir que deixa a garganta meio “melada”.
– Não adianta nada chupar pastilha ou bala de gengibre.
– Embora eu tenha condenado o café, ele faz a voz engrossar…se quiser arriscar…
– Um alimento bom é a maçã. Ela limpa as cordas vocais. Coma maçã um pouco antes de falar.
– Pronuncie as vogais abertamente, dando as aberturas de lábio corretas. Diga “a” continuamente, sem parar, até sentir que vai acabar o ar. Depois, vá para as próximas vogais.
– Respire com o diafragma. A voz sai dali, através do ar e não exclusivamente pelas cordas vocais, como muita gente pensa. Coloque a mão no diafragma (aonde você percebe que sua barriga sobe e desce quando você respira) e respire 4 por 4 (pegue o ar em quatro segundos e solte em quatro segundos) É essa a respiração correta para não perder o fôlego nem desafinar. Você deve tentar respirar assim enquanto fala.
– Faça barulho de metralhadora (trrrrr) e depois de burrinho (brrrrr) Isso faz soltar mais.
– Passe a língua na parte da frente dos dentes da frente em movimentos circulares, horário e anti-horário. Isso ajuda a abrir as cordas vocais. Se sentir uma dorzinha mais ou menos na garganta, é sinal de que está fazendo certo.
– Entre em um curso de canto ou comece a se consultar com uma fonoaudióloga. Ninguém melhor do que um profissional para te ajudar nesse caso!
–
No google tem algum que serviram exclusivamente pra voce..