Olá!
Sou nutricionista e também formada em gastronomia, com especialização em confeitaria. Estou estudando a fundo a história do brigadeiro, e gostaria de saber se alguém que mora fora do Brasil poderia me dizer se há brigadeiro aí, e leite condensado também.
Muito obrigada!
Att.,
Leda Zanini.
Atelier Nina Brigadeiro
Nao querida moro na Europa e nunca vi Brigadeiro por aqui nao, mal leite condencado voce acha.
Bom, a origem do nome “brigadeiro” você já deve saber que é uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes. Logo, é uma invenção brasileiríssima. Morei em Nova York entre 1986 e 1987 e nos mercados não existia o tal brigadeiro ou outros doces nacionais (quindim, olho-de-sogra etc.). No máximo, apareciam alguns quitutes em festas de brasileiros. Hoje sei que existem confeitarias lá fora montadas ou gerenciadas por brasileiros, mas não sei se fazem brigadeiros.
Quer uma dica legal? Vá no Orkut e entre em alguma comunidade do tipo “Brasileiros em Londres”, “Brasileiros em New York” etc. Faça lá as perguntas. Você deve ouvir algumas piadinhas tolas, mas certamente sempre terá alguém disposto a ajudar.
O mais próximo que eles têm do brigadeiro é o que chamam de “cupcake”, que na verdade é um nome genérico para variados sabores e confeitos de doces que vêm em papéis “mini-saia” iguais aos do brigadeiro, só que maiores. Isso virou moda nas festas de São Paulo em 2010.
Claro que tanto o leite condensado (lá chamado de “sweetened condensed milk”) quanto o creme de leite (table cream) existem por lá.
Brigadeiros são doces brasileiros, mas cuja receita se foi espalhando pelo mundo; Há muitos anos que faço brigadeiros, através da receita que tenho num livro de culinária antigo.
Já o leite condensado, até parece impossível que você, como nutricionista e com curso de gastronomia, tenha a veleidade de achar que é exclusivo do Brasil…não é invenção brasileira, é americana, se não me falha a memória e é usado/produzido em toda a parte.
Só acho que ninguém abusa do leite condensado como os brasileiros, que chegam ao ponto de pensar que determinadas receitas antiquíssimas, não se podem fazer sem ele…
eu acho que brigdeiro so existe aqui mesmo no brasil minha querida.
Moro no Japão e só vi brigadeiro que os brasileiros fazem.