Depois de praticamente ter criado as minhas duas filhas( a mais nova esta com 16 anos e a mais velha com vinte),eu e minha esposa adotamos uma menina de 03 anos.
Como posso cria-la sem despertar ciúmes nas duas filhas biológicas?como faze-la sentir-se uma filha tão legitima quanto as outras duas?Será possivel ama-la tanto quanto as outras duas?
Obrigado pela participação.
Participo de um grupo de discussão sobre adoção no Yahoo. Se quiser participar mande e-mail para [email protected].
Vc deve cria-la como criou suas filhas sem distinção nenhuma, é a partir do momento em q vc a adotou vc já sente carinho pela criança e com o tempo qdo ela começar a se envolver com vcs é chama-lo de pai , com certeza vc vai até esquecer q ela é adotada.
Bjs
É só vc tratá-la como se fosse sua filha biológica.
Todos os filhos vem de nosso coração, pois é preciso estarmos com o coração aberto para amá-los, sejam adotivos ou biológicos.
Tenho certeza que vocês a amarão muito e logo não vão notar diferença entre ela e as outras.
Mas como todo amor, isso vem com o tempo, com a convivencia, com o cuidado..
Nao se pressione por isso, fique tranquilo. Esse sentimento lindo vai chegando de mansinho, e quando vocês verem já estarão totalmente dominados por ele.
Acho que você tem que cria-la do mesmo jeito que cria as outras. Sem despertar ciumes, muito menos diferenças.
Acho que tambem pela idade das outras duas, fica mais fácil conversar com elas e elas entenderem. Já são mocinhas, as preocupações já são com outras coisas.
beijoss
Você poderá envolver as filhas maiores nos cuidados com a nova criança e ter uma conversa séria dizendo que as ama muito e que receberão uma irmã que também será amada por vocês.
Eu acho q suas filhas vão adorar a ideia de ter uma irmazinha, mas vcs terão q incui-las nos cuidados, brincadeiras,para q façam parte da adaptaçao dessa nova pessoa na casa.Já qto ao amor, acredito que seja muito facil amar uma “pessoinha” tão inocente e provavelmente muito carente de afeto.Demonstrando todo esse amor por ela, fica facil ela se sentir parte da familia.Boa sorte essa nova fase da vida de vcs.
Acho que as suas duas filhas biológicas já estão bem grandinhas para terem ciúmes de uma menininha de 3 anos. Eu tenho 23, e se minha mãe adotasse uma criança assim, eu pularia de alegria. Acho a adoção a coisa mais bonita do mundo, ainda mais quando a criança adotada já é grandinha. Tiro o chapéu para pessoas que têm este tipo de atitude. Parabéns! E é claro que vocês vão amá-la, e muito. Vocês vão é que ter cuidado para não mimá-la demais!
Elas ja são crecidas, não vao tr ciumes.
Fabio.
Dê o mesmo amor que você deu as suas filhas biológicas. Como ela é bem pequena ainda será muito fácil ela reconhece-lo como verdadeiro pai. Não precisa enche-la de mimos e presentes para que ela o ame (muitos pais adotivos fazem isto). Como suas filhas são grandes acredito que elas tem maturidade suficiente para compreender a situação mas o ciúme irá pintar em algumas situações.
O amor é o maior aliado que vc tem ao seu lado, não importa qdo, como, o q realmente houve, o importante é q vc está diante de uma grande descoberta ,
Boa sorte.
olha, elas são bem grandinha e já entende bem das coisas né , então faz um seguinte , chame as duas filhas biológica, e converse com elas e diz que vc e a mãe delas estão querendo adotar uma menina, e que vcs vão continuar , amado elas d a mesmo forma só que , a qui vai chegar vai precisar um pouco de mas atenção, por ser menor , e que vai precisar da ajuda delas , para dar carinho pra mas uma criança que vai precisar de uma familia
Como sou uma filha adotiva, sei que é facil de suas filhas aceitarem, pois naum são mais crianças, mas quem é adotivo sabe q nem sempre vc é tratado igual, vejo isso na minha familia, em simples palavras, magoas, e revolta!
“O mais importante com certeza e ter uma familia, q te ame assim como a minha, entre algumas brigas e outras, o pedido de perdao, eu amo vcs!”
Claro que sim, é só demonstrar a ela todo o amor que vc sente por ela.
Amigo, suas duas filhas biológicas já são praticamente adultas e creio que você não terá problemas de ciumes da parte delas. Quanto a fazer a filha adotiva se sentir tão filha quanto as outras, basta que a criem exatamente da mesma forma que criaram as filhas biológicas, o que inclusive ajudará a evitar ciúmes da parte delas. Dê amor, carinho e limites exatamente como fazia com as outras. Já em relação ao amor que sentirá, creio que nesse caso o processo será um pouco mais lento, já que não existem os laços de sangue. Mas vai amá-la sim, só vai demorar um pouco mais. Boa sorte e parabéns pela sua atitude.