Pessoal gostaria de um explicação nesta questão da PUC-PR
Sendo N o conjunto dos números naturais e dados os conjuntos
A= {x E N| 2<x 5}
então o conjunto B-A é :
A) { x E N | x >10}
B) {x E N | 5 _< x 10}
D) {x E N | 2 < x 5 }
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Vamos lá.
Pede-se B – A, sabendo-se que:
A = {x £ N / 2 < x < 10} -------(x maior do que 2 e menor do que 10) B = {x £ N / x > = 10} —–( x maior ou igual a 10).
Antes, observe que os naturais são: N = {0; 1; 2; 3; 4; 5; 7………..(n-1)}
Veja que, conforme a caracterização que temos de A e de B, concluimos que:
o conjunto A será o conjunto dos números naturais de 3 a 9, porque nem o 2 nem o 10 entram. Logo o conjunto A será:
A = {3; 4; 5; 6; 7; 8; 9}
O conjunto B será o conjuntodos números naturais maiores ou iguais a 5. Então B será:
B = {5; 6; 7; 8; 9; 10; 11; 12; ………………(n+4)}
Assim B – A = {10; 11; 12; 13; 14………….(n+9)}
Então, conforme as opções dadas, o conjunto B-A será o da opção “C”, que é:
C) {x £ N / x > = 10}.
OK?
Adjemir.
B é o conjunto dos números iguais ou maiores que cinco.
A é o conjunto dos números 3,4,5,6,7,8,9 sem o dois e o sem o dez por falta do símbolo igual.
Então se o conjunto B é 5 ——————> e A é 3,4,5,6,7,8,9 então B-A é x _> 10 pois você ao subtrair retirou os números do conjunto A ficando apenas os de 10 em diante!!!
Espero ter ajudado!!
_> é maior ou igual né? bom, interpretarei dessa forma
Você tem que pegar os elementos do conjunto A e tirar do conjunto B. Ao tirar os naturais maiores ou iguais maiores que 2 e menores que 10 de B, sobrará isso:
B-A= {x E N| x maior ou igual a 10}
maior ou igual, pois você não retirou o 10, pois no A, ele não contava, pois tinha o símbolo ‘menor’, e não ‘menor igual’
A alternativa C) { x E N | x _> 10} diz exatamente isso.