1)Que circunstâncias e fatores favoreceram a rápida expansão da cafeicultura na região Sudeste, na primeira metade do século XIX?
2)por que a inglaterra decidiu combater tão duramente o tráfico Africano?
3)em que o barão de mauá se diferenciou dos velhos barões do café?
4)em que sentido,foi importante a experiência da “política de conciliação” do marquês do paraná na década de 1850?
5)comente a frase de Holanda cavalcante: ” nada mais parecido com um saquarema do que com um Luzia no poder”
6) Explique por que as elites dirigentes do império eram tão homogêneas, quando a sociedade era tão diferenciada.
7)O que queria dizer exatamente ” manter o equilíbrio regional” como justificava político diplomado do império para suas intervenções na prata?
as que vcs poderem responder eu agradeço msmo q seja só uma!!!vllw galera conto com vcs!!! 10 pontos!!!
1)A região Sudeste do Brasil é uma das regiões definidas pelo IBGE, composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Esta região é por excelência uma terra de transição entre a região Nordeste e a região Sul. Para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais.
Região mais populosa e rica do Brasil, o Sudeste ocupa 10,85% do território brasileiro. Altamente urbanizada (90,5%),[4] abriga as três metrópoles mais importantes do país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de ser o maior colégio eleitoral do Brasil.[5]
A região Sudeste apresenta índices socias elevados: possui o segundo maior IDH do Brasil, 0,824, perdendo apenas para a região Sul, e o maior PIB per capita do país, R$ 19.277,00.
Faz fronteiras com a região Nordeste ao norte, com o oceano Atlântico a leste e ao sul, com a região Sul a sudoeste e com a região Centro-Oeste a oeste e noroeste.
A Região Sudeste não é muito extensa. Ocupando apenas 11% do território brasileiro, possui menos de um milhão de quilômetros quadrados de área total e compreende os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.