O pior é q cada dia mais está piorando.Assim q ela começou a gaguejar(na mesma semana em q ela foi ao parque)eu levei ela na fono e esta disse q era normal e em umas duas semanas iria melhorar.Acontece q depois disso ela só foi piorando.Agora tem vezes q ela gagueja tanto q até esquece ou desiste de falar o que queria.Já marquei outra consulta com outra fonoaudióloga,mas gostaria de saber se tem algum jeito fácil de curar isso ou se alguém já passou por isso.
Precisa pesquisar o que houve no parque ( você já voltou com ela no parque? qual foi a reação?). Muitas vezes, levamos os filhos no parque e os deixamos sem supervisão pode ter sido empurrada ou levou algum susto.
No momento, o mais importante e’ não tentar fixar tua atenção no problema. Quando ela for falar, tenha paciência e não force.
talves ela se alegro tanto e tenta te falar tenho 11 anos e ja passei por isso
Ia dizer… mas o Maritaca já disse.
Talvez ela tenha se impressionado com algo, ou se assustado. Mas acredito que o que ela quer é sua total atenção, e isso a deixa em estado de ansiedade, e gaguejar é uma “arma” que ela “descobriu” para obter sua total atenção.
E será que o parque contribuiu mesmo pra isso? (não creio), ou já existia o problema em escala menor e vc ainda não tinha observado esse fato?
Ela é ainda muito novinha, está desenvolvendo a fala, e precisa de muita paciência daqueles que estão bem acerca dela, e a mãe, na grande maioria dos casos, é a personagem principal.
JAMAIS diga ou grite com ela mandando ela parar de gaguejar. Isto apenas reforçará e agravará o problema que ela nem sabe que existe, e que é um PROBLEMA… – Na verdade, ela nem sabe o que é gaguejar. Você é que a estará ensinando, e ela o usará sempre para poder obter sua atenção – o que a criança quer na verdade o tempo todo nesta idade – ser o centro de tudo – ou através do choro, da birra, da manha, enfim… E gaguejar é um “instrumento” também para chamar a atenção dos pais para si.
Deve ficar atenta assim como vc tem feito: ter paciência do tamanho do mundo, dar toda atenção para o que ela quer falar sem jamais forçar e “valorizar” o problema dela estar gaguejando. Afinal ela não sabe o que é gaguejar… Mas ao usar este “expediente”, ela percebeu que consegue uma atenção maior de sua parte, percebe?
Quando começar a gaguejar (vc ou quem quer que seja que esteje acerca dela), sente com ela na calma, e diga, com o maior carinho, pra falar bem bem devagar que vc vai ficar junto dela o teeeeeeeempo todo, até o final do que ela quer contar. Ela vai se sentir segura, e aos poucos tudo vai se normalizando.
O gaguejar, nessa idade, pode fazer parte no periodo do desenvolvimento da fala, e falar é se comunicar. Não existe comunicação se não existir atenção do ouvinte. Ela quer sua atenção, apenas isso. Tenha MUITA PACIÊNCIA, deixe o que estiver fazendo de lado, sente com ela na maior calma, respire fundo, conte ate dez, e lhe diga pra ela falar devargazinho… E, mesmo que vc não entenda nada, diga a ela o quanto a ama e direcione sua atenção para algum brinquedo que ela mais gosta, ou um desenho animado, por exemplo.
Vai dar tudo certo, você vai ver.
.
bjks
eu não sei não.. mas coitadinha, tomare que pare de gaguejar.. ela não ta assistindo o bbb não né.. fica vendo akele cavalo gaguejar lá kkkkk
olha, esses tipos de acontecimentos nao sao curados de uma hora pra outra, nem tem formula milagrosa pra cessar. o certo é buscar outra opiniao, e se ainda sim eles disserem ser normal vc deve aguardar mesm oque ruim, nao entendo o que o parque a afetou. melhoras!
Menina gaguejar é normal. O problema é quando é menino. Se for simples gagueira é até bonitinho, o problema é quando a voz começa a ser uma gagueira nasal. Pode indicar problema respiratório e no futuro os coleguinhas implicarem com a criança e confundir o gênero.