Primeiramente, quero dizer que pertenço a uma igreja evangélica, que por motivos éticos não citarei o nome. Apesar de seguir as doutrinas desta igreja, tem uma coisa que muitos evangélicos dizem e que eu não concordo e nem nunca vou concordar:
“os africanos são descendentes de Cão, o filho de Noé, que foi amaldiçoado junto com toda a sua descendência. Os africanos são, em sua maioria, idólatras e veneram seus deuses, orixás e vodus. Isto explica a pobreza, fome e epidemias da África. É maldição!”
Simpatizo muito com o continente africano, e há um sentimento muito forte me ligando a este continente, e não admito absurdos como este. Antes que algum fanático venha reiterar esta teoria racista, permitam-me apresentar dois argumentos para discordar de tal teoria:
1° – dizer que “os africanos são, em sua maioria, idólatras e veneram seus deuses, orixás e vodus” é um exemplo de pura ignorância, é um exemplo de pessoas que se contentam com estereótipos. Se os fanáticos que concordam com esta teoria parassem um pouco para pesquisar na internet, saberiam que 45% dos africanos são muçulmanos, 40% cristãos e apenas 9 ou 10% animistas (incluindo os cristãos-animistas). E como os muçulmanos e cristãos adoram o mesmo Deus, pode-se dizer que 85% dos africanos (maioria absoluta) adora o Deus verdadeiro! Mas, como certos fanáticos não param para pesquisar sobre religião na África, não sabem disso e ficam com o estereótipo de africano macumbeiro. Sim, existe idolatria na África, e muito, mas é errôneo dizer que a maioria dos africanos é idólatra. Em que mundo 9% é maioria e 85% minoria? Só se for no mundo dos fanáticos racistas que não estudaram matemática! Ah, só mais uma coisa: os países mais animista da África são Togo (50%) e Benin (41%). Mais que os 50% do Togo não tem. Digo isto antes que venham inventar um país com +50% de animistas!
2° – se os africanos e seus problemas são mesmo fruto de uma maldição, porque será que eles eram autossuficientes antes da colonização? Ué, a maldição só surgiu depois de serem colonizados? Não foi na época de Noé? E além disso, os desinformados mal sabem que dos 55 países africanos, 37 deles têm a maioria da sua população (geralmente +60%) vivendo na classe média. Os outros 18 são de pobreza absoluta. Ou seja: na grande maioria dos países africanos, embora exista pobreza, a maioria da população vive bem (fonte: relatório da pobreza da ONU). Quer dizer então que a “maldição” só afeta 18 países? Não era uma maldição a TODOS os descendentes de Cão? Os povos dos outros 37 países não são descendentes de Cão também?
Minha sugestão a vocês? Antes de saírem por aí dizendo que a maioria dos africanos adoram orixás, parem para pesquisar um pouco e descubram que os cristãos e muçulmanos juntos são 85% da população total do continente, e que não há nenhum país com mais de 50% de animistas!
E antes de sair por aí espalhando o estereótipo de “maioria pobre”, saibam que 37 países africanos são países de classe média. Não estou negando que haja pobreza. Há sim! Mas ela só é majoritária e/ou absoluta em 18 países contra 37 (mais que o dobro) onde mais de 60% da população é classe média.
Enfim, se informem mais, e larguem de teorias racistas!
_____
Digitar tanto e não expressar nada! Evangélico e cumpridor da doutrina, faz estas baboseiras na tela destes compútadores? Quem se liga em cor de pele é racista; você é racista. Este papo e clsses, e cores, não pertence a quem é evangélico.
A maldição foi para Canaã, filho de Cam
Na verdade não!
Prov 3.33. A maldição do SENHOR habita na casa do perverso, porém a morada dos justos ele abençoa.
Prov 26.2. Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a maldição sem causa não virá.
Gl 3.10.Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
Gl 3.13. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Ex 20.5. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Há muito mais passagens, mas acho aqui ser o suficiente para ver que não há maldição hereditária.
Irmão, vc postou seu questionamento na categoria errada.