Ainda há trem que faça esse trecho: RJ – SP?
Quais são os horários e os valores de passagem?
Obrigada.
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Não foi desativado a doze anos.
Era o antigo trem de prata ou santa cruz que cruzava os estados, agora não temos mais esse sonho. Mas existe um projeto em tramitação para a construção da rede ferroviária do trem bala que irá ligar o Rio a São Paulo em um intervalo de pouco mais de 1 hora. Que venha esse trem.
Não existe mais nenhum trem de longa distancia no Brasil, fora a linha Belo Horizonte-Vitoria e São Luiz-Carajas. Mas tem um projeto previsto para 2014, que é colocar um trem de alta velocidade (aproximadamente 300 Km/h) que une Rio-SP, em 80 minutos no maximo, da estação da Luz (São Paulo) até a central do Brasil (Rio). Tomara que este trem vire realidade logo, e deste projeto forme outros projetos de outras linhas ferroviarias futuras no Brasil, que perdeu todos os trens em 1996.
Hoje não existe mais o Trem que ligava Rio – SP – O Cruzeiro do Sul foi uma das composições que circularam no Ramal de São Paulo durante os 120 anos em que circularam trens de passageiros entre o Rio e São Paulo, ao lado de outros não tão luxuosos, noturnos, litorinas e trens mistos. Famoso em seu tempo, não se conhecem registros fotográficos deste trem em funcionamento.Percurso: Estação Roosevelt (São Paulo) – Estação Dom Pedro II (Rio de Janeiro) – Origem das linhas: O trem passava pelo trecho Brás-Cachoeira (1908), daí até o Rio (1876). A linha ainda existe hoje para cargueiros e trens metropolitanos (estes nas linhas próximas ao Rio e a São Paulo), modificada por uma série de variantes construídas entre os anos 1950 e 2000.
O Trem Azul ou Cruzeiro do Sul, como era oficialmente batizado, representava o que de mais moderno e confortável havia de disponível para a viagem entre as duas mais importantes cidades do País. Entrando em serviço na Central do Brasil em 1929, foram fabricados nos Estados Unidos pela American Car and Foundry (ACF), sendo o lote composto por 12 carros-dormitórios e três carros garagem-buffet (restaurante), utilizados geralmente com três composições de cinco carros (4+1), tracionados por locomotivas Pacific (4-6-2) de bitola larga. Construídos em aço carbono e pintados em azul escuro com pequenos frisos dourados ou prateados (quem se habilita a tirar a dúvida?), receberam os números DM 201 a 212 (dormitórios) e F101 a 113 (bagagem-buffet), embora os números fossem das letras nas pinturas de fábrica.
“O Cruzeiro do Sul” era mais do que um trem: era uma instituição, um símbolo de luxo, um emblema de grandeza . No silêncio das noites de Rodeio, nunca chegando antes, nunca chegando depois, ouvíamos o “Cruzeiro do Sul” ainda ao longe, saindo do túnel 11 e vindo majestosamente, serpente de aço azulado, precisando cumprir o horário, nunca parando ali. Ninguém ia dormir sem que ele chegasse com seus vagões iluminados, deslizando sobre os trilhos como uma lagarta fosforescente, fazendo a estação rejeitada tremer de orgulho ferido, mas de vaidade também . Assim eram os trens daquele tempo, assim era o Cruzeiro do Sul, que não dava bola para Rodeio e o humilhava com o seu desdém, passando lentamente com seus vagões iluminados e se perdendo na noite. Mesmo assim, Rodeio sentia que vivera mais um instante de glória. Podia adormecer, agora, no silêncio deixado pelo trem azul, silêncio magnífico, silêncio que cheirava a carvão e cheiraria a saudade”
Novo Trem entre Rio de Janeiro e São Paulo :
O Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo (TAV RJ-SP) ou ainda TAV Brasil é um projeto do governo federal de trem de alta velocidade ou de média velocidade com a função de interligar as duas principais metrópoles brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro. Um projeto antigo do governo do estado de São Paulo já previa, desde 2004, a instalação de um ramal de trem rápido entre Campinas e São Paulo, denominado trem Expresso Bandeirantes. Como alternativa, o novo estudo técnico de viabilidade sobre o traçado preliminar do trem de alta velocidade (“trem bala”), incluiu ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro numa só linha de 518 km de extensão.
O projeto marcaria a entrada do Brasil no seleto grupo de países que possuem esse sofisticado tipo de transporte. A ministra da Casa Civil, informou que o trem-bala estará pronto integralmente para a Copa do Mundo de 2014, que será sediada no país. Porém, atrasos na preparação do edital de licitação apresentados em outubro de 2009 comprometeram o prazo de início das obras e dificilmente o projeto estará pronto em tempo de contemplar a Copa do Mundo.
Além da integração de três regiões metropolitanas, o TAV ligará os dois maiores aeroportos internacionais do Brasil: Guarulhos e Tom Jobim, além de Viracopos. Haverá porém, a desativação do aeroporto Campo de Marte, em Santana, na zona norte da capital paulista, onde será implantado um terminal de passageiros e o pátio de manobras dos trens.
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Trem_de_alta_velocidade_no_Brasil
by : krk