TRABALHO SOBRE O PARNASIANISMO
Musa I mpassível
Francisca Júlia
Musa! um gesto sequer de dor ou de sincero
Luto jamais te afeie o cândido semblante!
Diante de um Job, conserva o mesmo orgulho; e diante
De um morto, o mesmo olhar e sobrecenho austero.
Em teus olhos não quero a lágrima; não quero
Em tua boca o suave e idílico descante.
Celebra ora um fantasma anguiforme de Dante,
Ora o vulto marcial de um guerreiro de Homero.
Dá-me o hemistíquio d’ouro, a imagem atrativa;
A rima, cujo som, de uma harmonia crebra,
Cante aos ouvidos d’alma; a estrofe limpa e viva;
Versos que lembrem, com seus bárbaros ruídos,
Ora o áspero rumor de um calhau que se quebra,
Ora o surdo rumor de mármores partidos.
3.Nos tercetos aparecem alguns dos principais traços estilísticos valorizados pelos parnasianos que buscavam,
sobretudo, a perfeição formal, de acordo com critérios clássicos. Exemplifique tais traços com passagens dessa
parte depois de observar o exemplo abaixo.
Descritivismo impessoal e objetivo (versos elaborados com tal racionalidade e precisão que parecem existir sem
interferência humana);
“Versos que lembrem, com seus bárbaros ruídos, Ora o áspero rumor de um calhau que se quebra, Ora o surdo rumor de mármores partidos.”
a) preciosismo linguístico e vocabular (busca da palavra rara e perfeita, dos elementos poéticos – a métrica, a
rima, as imagens, as estruturas sintáticas, etc. – mais sofisticados)
b) culto ao equilíbrio clássico e referências à mitologia greco-latina.
A busca da perfeição formal, um dos principais traços estilísticos valorizados pelos parnasianos, está explicitada no primeiro terceto, que diz, textualmente:
Dá-me o hemistíquio d’ouro, a imagem atrativa;
A rima, cujo som, de uma harmonia crebra,
Cante aos ouvidos d’alma; a estrofe limpa e viva;
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