É o seguinte, estou com uma dúvida e não consigo tirá-la, e é quase certeza que esse tipo de exercício vai cair na prova
Eu sei como é o ponto de ebulição, é quando se torna vapor, mas o ponto de fusão, não consigo entender essa definição (quando passa de solído para líquido) então é quando derrete? Mas então teria que ser em temperaturas elevadas, e tem umas substancias que tem o ponto de fusão com temperatura negativa, não consigo entender isso D:
Essa é a minha primeira dúvida, agora a outra é sobre o exercício que vai cair na prova:
É desse modelo:
Qual é o estado físico de cada substância nas condições ambientes de 25ºC?
Substância A -> TF= -180ºC; TE= -45ºC
Substância B -> TF= -35ºC; TE= 30ºC
Substância C -> TF= 10ºC; TE= 120ºC
Substância D -> TF= -60ºC; TE= 15ºC
Substância E -> TF= 70ºC; TE= 320ºC
Me ajudem a entender isso, por favor?
Obrigada.
você etá extremamente certa, ponto de fusão é quando passa do solido pro liquido, e sim é com se estivese derretendo. Pensa em um cubo de gelo, quando ele derrete e se torna totalmente agua, ele esta passando pela fusão.
Agora explicando sobre fusão em temperaturas negativas: Você está se confundindo porque você ta pegando somente a agua como exemplo, como você teve saber o ponto de fusão da agua é 0º, mas outros elementos não são assim, tem elementos que o ponto de fusão vai ser -30º e o ponto de ebulição -1º, isso é muito relativo, varia de produto pra produto.
Agora os exercicios:
A – gás(vapor)
B – Liquido
C – liquido
D – gás(vapor)
E – Solido
Espero que tenha ajudado
vou tentar…kkkk… pensa em temperatura como quantidade de energia … essa energia é energia de movimento das moléculas ( todo corpo vibra, isto é, todo corpo tem energia de movimento… apenas a -273 graus celsius um corpo não possui energia pq ele está tão
“congelado” que nem mexe)… agora imagina a água… temos uma pedrinha de gelo… e estamos aquecendo ela… quando aquecemos essa pedrinha estamos dando energia para ela… então as moléculas vão começar a vibrar mais… quando chega a 0º ela vibra o suficiente para “ficar mole” e se tornar água líquida… então continuamos aquecendo e quando chegar a 100º ela vai ter energia o suficiente ´para ficar tão mole que vira gás e então as moléculas se soltam uma das outras. quanto o ponto de fusão negativo… pensando em temperatura como energia… basta vc imaginar que àquela temperatura consegue dar energia suficiente para um corpo para que ele mude de fase.
agora o exercício
pensa assim… (y)temperatura de fusão (x) temperatura de ebulição (w)
pra valores menores que y a substância é sólida pois não passou do ponto de fusão
para valores entre x e w a substância é liquida pois não passou do ponto de ebulição mas ainda não passou do ponto de fusão.
e para valores maiores que w a substância é gasosa
a substância A… -180 — -45
o 25 está depois de -45… e -45 corresponde a temperatuda de ebulição logo ela será gasosa
a substância B… -35 — 30
o 25 está entre estes dois valores, logo ela será liquida
to com preguiça de fazer as outras… mas acho que deu para entender a lógica…kkkk
espero ter ajudado
Sim é o ponto que uma substancia passa de sólido para líquido. Algumas substancias tem o pontos de fusão em temperaturas negativas como o
Bromo -7 59
Mercúrio -39 357
Amônia -78 -33
Metanol -98 65
Cloro -102 -34
Etanol -144 78
Metano -182 -162
Nitrogênio -210 -196
Oxigênio -219 -183
Hidrogênio -259 -253
Roberta, é que você tem como o ponto de fusão da água, mas pense no seguinte, cada material tem o seu ponto de fusão, isso é a quantidade de calor que as moléculas conseguem “aguentar” até começarem a se distanciar uma da outra. Pense no seguinte exemplo, o Plástico, ele está no estado sólido, se colocar no fogo, ele vai esquentar, e virar líquido. A temperatura para ele virar líquido vai depender unica e esclusivamente do material, tem material que pode virar liquido a 2 mil graus, e outros a 100 graus, você conseguiu me entender?
[email protected] se tiver mais dúvidas eu te explico melhor
Substância A -> Gasoso
Substância B -> Líquido
Substância C -> Líquido
Substância D -> Gasoso
Substância E -> Sólido
Espero ter ajudado, abraço
Bem, uma confusão pode estar acontecendo aí…
Como algo pode ser negativo, pois esse tipo de número indica falta ou sinônimos.
Na verdade 0ºC e 100ºC são valores arbitrários dados aos pontos, de fusão (se tiver aquecendo, ou seja, de sólido para líquido) e congelamento (se tiver sendo resfriada, ou seja, de líquido para sólido) e tbm ao de vaporização e condensação (de líquido para vapor e de vapor para líquido, respectivamente).
Foi usado a água por ser uma substância muito comum, a que temos mais contato, e a mais importante para nós em termos de quantidade, de facilidade de obtenção, de processos em que ela participa etc. Então podemos supor que haverá substâncias com maior facilidade de (no sentido de precisar de menos energia para) se tornar um sólido, líquido ou vapor que a água. Assim, se for uma maior facilidade, poderá ter valores negativos para o PF e às vezes para o PE.
Então, se o valor do PF for negativo (1 atm), pode ter certeza que ele será um gás enquanto a água for um sólido ou ao menos, enquanto ela ainda está sólida (mesmo que já esteja virando líquido). E essa substância será gás ou vapor quando a água for líquida E vapor (PE < 0ºC).Então digamos que que uma substância apresenta PF = -50ºC. Ela tem, portanto uma maior facilidade de tornar-se líquida que a água. Ela se tornará líquida antes da água (mesmo que o ambiente esteja numa T = 10ºC -> no caso a diferença de temperatura para esta substância é de 60ºC, para a água de 10ºC, então seria o mesmo que vc colocasse um cubo de gelo numa chapa a 60ºC, ela iria rapidamente derreter, então a substância iria rapidamente se transformar em líquido, enquanto a água iria derreter mais lentamente a 10ºC).
Quanto a segunda dúvida:
-> Fusão: sólido para líquido
-> Ebulição: líquido para vapor
Então:
T (temperatura) < PF = sólido T = PF = sólido começando a se fundir PE > T > PF (ou seja, entre PE e PF) = líquido
T = PE = líquido virando vapor (fervendo, entrando em ebulição)
T > PE = vapor
Numa linha podemos resumir:
……… …. PF ……. …. PE
<------------- | ---------------- | ----------------->
sólido ………. líquido ……. … vapor
Lembrando que T (adotada) = 25ºC (ambiente)
Para a substância A: T é maior que -180ºC e maior que -45ºC, ou seja, maior que PF e PE, então é um vapor/gás.
Subst. B: TF < T < TE => líquido
C: Líquido
D: vapor/gás
E: sóldio
Espero ter lhe ajudado!
Escolha uma Melhor Resposta!
24 de fevereiro de 2011 – 20:50