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Anônimo(a)

MOTOR VHC e o comum,Qual a diferença entre eles do CELTA?

Quando saiu o CELTA
o motor não era VHC
Apartir de 2002 o chevrolet começou a fazer o motor VHC
Qual a diferença entre o Celta com motor VHC e sem ser vhc?
O que é o motor VHC?
Por favor me ajudem
valendo *****

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5 Answers

  1. Senhores, “batendo saia”?
    O motor VHC, conforme já explicado pelo nosso amigo, é o mesmo motor mas com a taxa de compressão mais alta. Com isto, o motor fica mais “forte”.
    Se a folga entre pistão e cilindro for tão grande que faça com que estes façam barulho, o motor não será capaz de funcionar, pois não haverá compressão nenhuma. Lembrem que quem faz a vedação não é o pistão, mas sim os anéis de compressão. O barulho de batida metálica se dá pela pré-detonação, ou seja, duas frentes de chama dentro da câmara de combustão que gera este barulho característico. Como todos nós sabemos, a mistura ar-combustível quando comprimida entra em combustão espontânea. O que limita a capacidade de compressão é a octanagem do combustível, quanto maior, mais este poderá ser comprimido sem que exploda e maior poderá ser a taxa de compressão do motor (taxa de compressão é o número de vezes que o PMI – Ponto Morto Inferior – é maior que o PMS – Ponto Morto Superior). O termo correto para explicar este barulho é “Batida de Pino” (pré-detonação e não batida de válvula como ouvimos por aí). Este problema ocorre em carros com motores super-quadrados (diâmetro do cilindro maior que o curso do pistão) e com taxas de compressão elevadas. Por este motivo, carros esportivos importados encontram problemas com o combustível nacional (que utiliza álcool anidro para corrigir a octanagem e não chumbo como a maioria dos outros países) e precisam ser abastecidos com a gasolina Pódium da Petrobrás, esta que tem uma octanagem maior. Não podemos esquecer que este combustível somente ajuda em casos em que a taxa de compressão seja mais alta, não fazendo com que um motor convencional renda mais.
    Motores a Diesel por exemplo, não possuem vela, bobina, potenciador de centelha, etc., quem faz a detonação da mistura é somente a compressão, desta forma, as taxas de compressão destes motores são por volta de 20:1, praticamente o dobro dos motores a gasolina. O Diesel entra na câmara de combustão através dos bicos injetores com as moléculas fragmentadas pelo efeito da altíssima pressão, que é em torno de 2000Bar gerados pela bomba injetora, mas isto é outra história.
    Em motores preparados optamos por Etanol por poder ser mais comprimido que a gasolina. Em motores ainda mais fortes alimentados com turbo-compressores ou Blower’s, utilizamos Metanol, assim, as pressões podem chegar a valores impossíveis para a gasolina.
    Resumindo, o motor VHC é o motor convencional com o cabeçote rebaixado, desta forma, com a taxa de compressão elevada. Nada mais.
    Espero ter ajudado.
    Abraço.

  2. O Chevrolet Celta VHC tem esse nome por causa de uma evolução no seu motor 1.0, que aconteceu em 2002, passando de 60 para 70 cavalos, graças a adoção de uma taxa de compressão maior, de 12,6:1.

    Além do ganho de potência, o compacto da GM também ganhou em torque, o que beneficia as saídas e retomadas de velocidade. Comparando com a versão anterior, nota-se que com o ar condicionado ligado, o motor do novo Celta comporta-se como o motor da versão antiga sem o ar ligado, o que já é uma grande diferença.

    A sigla VHC significa Very High Compression. Na época o Celta passou a ser o popular mais potente de sua categoria. Mas isso não diminuiu os problemas complicados do modelo, como acabamento muito ruim e espaço interno pequeno.

    Espero que ajude.!

    Bjuuu

  3. Ola amigo…

    Não sei qual a diferença, mas eu tenho um celta 2001 e o fdp não anda nada, dirigi um vhc e a diferença é absurda..

    Abraços

  4. É isso que o amigo acima falou,taxa de compressão maior e sensor de detonação,MASSSSS!!se for comprar,preste atenção e veja se não está “batendo saia”muito comum nos vhc por falha da GM,e é com o motor frio,se ligar ele frio e fizer barulho metálico,como se batesse com força duas colheres,tá batendo saia,ou seja,pistão menor que cilindro,fica “dançando”dentro dele,entendeu,peça desconto ou esqueça OK

  5. A diferença básica, para um leigo, na hora da compra, para não ser enganado, é que o VHC tem sensor de detonação, e o comum não tem.

    É só vc levar em alguém que entenda de injeção e perguntar se o motor tem sensor de detonação, se tiver é VHC, se não tiver, não é.

    Flws …

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