A resposta é simples; Foram os burgueses capitalistas. Eles fazem-nos lutar por “valores” mesquinhos e egoístas, assim começa-se a disputa predatória por cargos superiores, salários altos, um espaço no mercado de trabalho. Para que? Para consumirmos inrracionalmente e para suprirmos nossas necessidades primitivas, ou seja, eles são oportunistas! Querem que busquemos riquezas materiais, mas esquecem que as verdadeiras riquezas o dinheiro não pode comprar, que são as riquezas morais, coletivas e empáticas! Um sistema esse capitalista, que considera os apropriadores de bens materiais vencedores, e os que apenas buscam bens morais e não anseiam riquezas, considera-os fracassados! Se for assim eu sou um fracassado! Alguém que não toma pra si os “valores” mesquinhos e individuais de seu sistema, que fazem-me esquecer do resto ao meu redor, do próximo, vendo todos como competidores, inimigos, não mas amigos, companheiros, familiares, membros da sociedade!
Quem diz que nascemos para competir, pelo fato de ser algo natural em nós, está errado, por não nascermos com princípios, caráter, valores, e sim o sistema que nos corrompe! Tentar partir para o meio natural, como a competição pela vida dos animais selvagens, também é um equívoco! Porque a Seleção Natural rege princípios, critérios, longe do conhecimento humano, o mesmo para sua impossibilidade pela eventual intervenção humana! A Seleção Natural é um processo irracional, nos limites do intelecto humano, e quando se fala em sociedade, comunidade, ou grupo que predomina seres pensantes, precisa-se usar a razão, onde é determinada pela igualdade dos seres, ou no mínimo a obrigatoriedade de meios de existência para todos! Algo que não acontece no Capitalismo, e nós, seres racionais, que fazemos parte de um pacto social, por sinal não estamos sendo beneficiados pelo mesmo, nem a maioria, por isso devemos lutar para revertermos isso, lutarmos por uma sociedade de todos, onde os bens materiais, derivados das matérias primas que são produtos naturais, pertençam a todos!
Estareis perdido se esquecerdes que os frutos são de todos, e a terra de ninguém!”
Não se engasgue com a farofa. Beba um pouco de água.
Quando os estados brasileiros forem livres, para qual deles você vai torcer na Copa?
É exatamente a vontade de superação que leva à competição. Isso é inerente à humanidade. Anti-natural é a ganância e a usura, isso sim.
Abraços!
Sabe…tem vezes que eu também chego a pensar esse tipo de coisa. A dureza do mundo pode ser cruel mesmo…
Mas o problema é que pode até ser que o “capitalismo” não seja o ideal, mas ninguém consguiu um substituto decente. As pessoas que falam em “humanismo” e afins tem um discurso bonito por fora, e podre por dentro porque, na prática, querem que o mundo deixe de ser capitalista para ser hedonista. Pensam que se drogar e viver em orgias é o ápice da “superioridade intelectual”, e se acham um exemplo a ser seguido. Se é isso que você considera como “riquezas morais”…
Deixando claro que não estou afirmando que você seja assim, mas que tem pessoas que são, e talvez você, por pura ingenuidade, não perceba. Nem coloquei muitos detalhes, mas tem aspectos ainda piores desses pseudo-engajados.
Tem os que produzem e trabalham alguns os excluem de suas atividades, e tem aqueles que não querem fazer nada e parasitam os que querem. Sempre foi assim, quem trabalha é punido vagabundo é beneficiado.
O Neoliberalismo, sob o comando do qual o nosso país está submetido, prega que devemos competir para o mercado de trabalho. Isso aprendemos desde criança na escola, “o mundo é dos melhores”.
As regras são ditadas em ordem contrária à democracia, ao invés do povo mandar na política, a política e a economia mandam no povo.
O mundo seria bem melhor se trocássemos o competir, competir, competir por uma sociedade mais fraterna, justa e humanitária, em que um ajudasse ao outro mutuamente.
vc ja responder tão bem q merece os os pontos
kkkkkkkkkkkkkk
mt interessante
Eu ja ia dizer:
O maldito capitalismo!
mas tu já respondeu por nós!
5 estrelas pra vc vai…
Freud já sabia que isso tudo que vc falou é uma baboseira. Isso há mais de cem anos;
Pra mim, falar da bondade natural humana é igual falar do criacionismo