Saudade de quando tudo parecia mágico, de quando os problemas eram alegremente resolvidos, de quando as paixões eram intensas e pareciam intermináveis, de quando as pessoas não te julgavam, de quando o que é realmente importante era exclusivamente valorizado, de quando os comentários alheios pouco importavam, de quando cada dia era uma nova descoberta, de quando podíamos ser apenas nós mesmos, de quando os amigos eram realmente verdadeiros, de quando tínhamos um real motivo para chorar, de quando ríamos sem falsidade, de quando era mais magra e meu cabelo mais bonito;), de quando os elogios eram espontâneos e nenhuma relação era forçada, de quando acreditávamos que os momentos seriam para sempre, de quando ficávamos satisfeitos com nosso jeito e atitudes, de quando parávamos para pensar em tudo, de quando tudo parecia mais organizado, de quando as pessoas não cobravam tanto de mim, de quando os nossos dias eram iluminados.
Anônimo(a)
Asked: 22 de fevereiro de 20112011-02-22T08:02:26-03:00 2011-02-22T08:02:26-03:00Outras - Artes e Humanidades
Nostalgia———————?
You must login to add an answer.
É uma palavra técnica médica e erudita, criada no período Barroco, comum às várias línguas européias. Foi criada pelo médico suíço J.J. Hader em 1678 (Houaiss 1ª Ed,, 2001) para descrever o pesar despertado pela lembrança da terra natal. Do grego “nostos, ou” – regresso, retorno; “algia” – dor: dor do retorno, do regresso. Em parte coincide com uma das variações do conceito de saudade.
Exemplo: Pedro sente saudades de sua infância; ele teve uma infãncia boa e, toda vez que se lembra dela, sente um leve pesar. Maria sente saudades de seus avós. Dorival sente saudades da Bahia. Neste último caso pode ser usado nostalgia.